sábado, 31 de julho de 2010

Os Caminhos Estranhos do Nosso Maravilhoso Edificador


Cristo estava edificando a sua igreja em 11 de setembro de 2001, quando as torres do World Trade Center ruíram? Ou, quando o nosso mundo particular entrou em colapso? A razão por que surgem estas perguntas é a autoridade absoluta e universal expressada na promessa de Jesus: “Edificarei a minha igreja” (Mt 16.18). Quem disse estas palavras? Aquele que falava e as febres se retiravam (Lc 4.39), árvores murchavam (Mc 11.21), os demônios obedeciam (Mc 1.27), Satanás era roubado (Mc 3.27), os ventos cessavam (4.41), os mortos eram ressuscitados (Lc 7.14; Jo 11.43), milhares comiam de cinco pães e dois peixes (Mt 14.19-21), a água se tornava vinho (Jo 2.6-10) ou um caminho para seus pés (Mt 14.25,26).

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dez Efeitos de Se Crer nos Cinco Pontos do Calvinismo

1. Estas verdades me fazem permanecer no temor de Deus e me guiam à profundidade da adoração centrada em Deus.

 Efésios é a tripla declaração do objetivo de toda obra de Deus, a saber, “para o louvor da glória de Sua graça” (Efésios 1:6,12,14).

Isto me leva a ver que não podemos enriquecer a Deus e que, portanto, Sua glória brilha mais claramente, não quando tentamos satisfazer Suas necessidades, mas quando estamos satisfeitos nEle, como a essência de nossos feitos. “Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória pois a Ele eternamente” (Romanos 11:36). A adoração se torna um fim em si mesma.

Isto tem me feito sentir quão fracas e inadequadas são minhas afeições, de forma que os Salmos de desejos tornam-se vivos e fazem a adoração intensa.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Teontologia ou doutrina de Deus.

"Conceituação" de Deus a partir da revelação

Deus é infinito, não podemos conhecer Deus, a menos que ele se revele para nós, ou seja, a menos que ele se manifeste aos humanos de tal forma que estes possam conhecê-lo e ter comunhão com ele.

Salmo 19: 1-4 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. 2 Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 3 Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; 4 no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol,

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O SENHOR É FIEL

Romanos 8:28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.


I – A FIDELIDADE DE DEUS SE REVELA AQUELES QUE O AMAM –Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam v. 28a.
O texto que lemos mostra o quanto o apostolo Paulo se alegra com a fidelidade de Deus para com a sua vida.
Mesmo preso num calabouço romano, aguardando o seu martírio, Paulo não deixa de se alegrar em Deus, com toda convicção que Deus é fiel, ele proclamou: “...porque sei em quem tenho crido ...” – 2 Tm. 1.12.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Cinco Estratégias Para a Conquista

No livro de Josué encontramos cinco estratégias reveladas pelo Senhor para que Seu povo conquistasse a Terra Prometida. São as mesmas que pelo poder do Espírito Santo será revelada à Igreja Para que os Santos possam viver em vitória


1. A Santidade é Para Todos: A palavra que Deus deu a Josué (Vá santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem. Js 7:13.) Esclarece bem as conseqüências da falta de santidade para o povo de Deus: Vá, santifique o povo!... Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem. O Senhor deixou bem claro que não haveria vitória sem santidade! Em contra partida, ao seu povo santo, Ele prometeu: (Josué ordenou ao povo: Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês. Js 3:5.) Longe de nós esteja o padrão de sacerdócio exercido por Nadabe e Abiú, filhos de Arão, que ofereceram fogo estranho ao Senhor (Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados. Lv 10:1. )Cada um cuide de examinar a sua tenda e livre-a daquilo que Acã omitiu (quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo. Js 7:21.)

sábado, 10 de julho de 2010

FAZEI TUDO SEM MURMURAÇÕES NEM BRIGAS

FAZEI TUDO SEM MURMURAÇÕES NEM BRIGAS FILIPENSES 2.14-15

Porque nós continuamos a murmurar e a brigar se o Deus que servimos é ...

O Deus que trabalha para aquele que nele espera (Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Is 64.4).

O Deus que nenhum bem sonega aos que andam retamente (Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. SI 84.11).

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O HOMEM NATURAL

DISCIPULADO 7ª LIÇÃO : O HOMEM NATURAL

TEXTO BÁSICO: 1 CORÍNTIOS 3. 1-9

VERSÍCULOS PARA DECORAR: 1 Coríntios 2.14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

O HOMEM NATURAL. A descrição do homem natural Ele é chamado natural porque ainda não experimentou regeneração. Vive segundo a natureza pecaminosa e decaída desde a queda ocorrida no Éden. Ele está perdido. A menos que aceite a Jesus, não há solução para ele. Esse homem não pode ser reformado nem melhorado. Ele tem de ser transformado pelo poder do Espírito Santo. Não importa quão bom, culto, educado, experiente, moralista e religioso seja, se não aceitar a Cristo, estará irremediavelmente perdido e morto em seu seus pecados.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A QUEDA DOS NOSSOS PRIMEIROS PAIS

DISCIPULADO 6ª LIÇÃO : A QUEDA DOS NOSSOS PRIMEIROS PAIS

TEXTO BÁSICO: GÊNESIS 3:7-24

VERSÍCULOS PARA DECORAR: Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.1Pe 5. 8-9

Introdução: A queda de nossos primeiros pais trouxe conseqüências desastrosas não apenas para eles, mas também para toda a humanidade. Entender o que aconteceu com Adão e Eva após o primeiro pecado é chave para compreendermos a situação em que o homem se encontra hoje. Isto porque, Adão não agiu como uma pessoa particular, mas como representante de toda a humanidade.

O Homem Original

Discipulado 5ª Lição: O Homem Original

Texto Básico: Gn 2.4-17

Versículo Para Decorar: 1 Coríntios 15.47- 48 O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais.

“Homem Original”

É uma expressão que não se encontra na bíblia, Identifica o homem no estado em que foi criado, o homem antes de pecar, o homem era inocente, criado segundo os propósitos de Deus.
Evolução ou Criação?
Às vezes se fala da teoria da evolução como se pudesse ser uma substituta da doutrina da criação. Mas, evidentemente é um erro. Gn 2.7 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
Como foi criado o homem
O Homem foi formado de duas partes, uma material – o CORPO e outra espiritual – ALMA VIVENTE

A palavra de Deus

Discipulado 4ª Lição: A palavra de Deus
Texto Básico: Salmo 19
Versículo Para Decorar: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Tm 3. 16 - 17
A Bíblia é a palavra de Deus
2 Pedro 1.20 - 21 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

Vencendo o Pecado

Discipulado 3ª Lição : Vencendo o Pecado
Texto Básico: Romanos 5. 12 - 21
Versículo Para Decorar: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm 6.23
Pecados Perdoados
1 É o espírito Santo que convence o homem de pecado. Jo 16.7-11 Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas,se eu for, o enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Não crer em Jesus é o pecado que realmente condena o homem.
2 É Jesus que tira o pecado. Jo 1.29 No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 1Jo 3.5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.

Dificuldades na Caminhada


DISCIPULADO 2ª LIÇÃO : DIFICULDADES NA CAMINHADA
TEXTO BÁSICO: LUCAS 9. 57- 62
Versículo Para Decorar:  Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lc.9.23.
Os Problemas
1 Dentro de Você. Jo. 8.32   e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
2 A Tentação. Mt.6.13 e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!
3 O Orgulho 2 Pedro 3.18   antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

Sua Nova vida em Cristo


Discipulado 1ª Lição : Sua Nova vida em Cristo
Texto Básico: Cl. 3: 1-11
Versículo Para Decorar:  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2Co. 5:17.
Três fases para se ter a nova vida
1 Ouvir: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Rm. 10:17.
2 Entender: Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho; Mt. 13:19.