domingo, 9 de janeiro de 2011

A VITÓRIA DE JOSAFÁ TEXTO: 2 CRÔNICAS 20: 1 – 15

INTRODUÇÃO: Josafá rei de Judá foi atacado pelos os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros, em um dia em que ele não esperava, veio este ataque do inimigo e da mesma forma pode acontecer hoje na sua vida não esqueça o que esta escrito em  (1 Pedro 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;) ele esta esperando uma oportunidade para atacar e quando nós menos esperarmos seremos pegos de surpresa.

O Senhor nos adverte sobre o dia mau e esta escrito em (Efésios 6: 10 - 13 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.)
Qual foi a atitude de Josafá para alcançar a vitória?
1 COLOCA-SE DIANTE DA PRESENÇA DE DEUS
Ele fez o que era reto perante o Senhor. (1Rs 22.43; Ele andou em todos os caminhos de Asa, seu pai; não se desviou deles e fez o que era reto perante o SENHOR. 2Crô 20.32; Ele andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto perante o SENHOR. 2Crô 17:3; O SENHOR foi com Josafá, porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não procurou a baalins.).
Era um homem piedoso e dedicado aos propósitos da aliança com Deus.
E nós como estamos? A nossa vida deve ser uma vida com propósito, servindo ao Senhor com alegria, amando-o, respeitando e obedecendo de todo coração (Mc 12:30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. Sl 128: 1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!)
2 QUANDO SENTIU MEDO USOU A FÉ
Buscou ao Senhor. (v. 3 Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.)
Ele teve medo, mais sabia que o Senhor era a única esperança, que não existe outro que possa salvar e nós que aqui estamos temos que ter a mesma fé, mesmo que sintamos medo  e que pensamos não haver saída temos que colocar a nossa fé em ação e crê que Deus fará o impossível acontecer. Aquilo que é impossível aos nossos olhos é possível para o Deus que servimos. (Sl 120: 1 Na minha angústia, clamo ao SENHOR, e ele me ouve. Is. 59:1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mc 9:23 ... Tudo é possível ao que crê.)
Reconheceu a soberania de Deus (v.6 e disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.)
Temos que reconhecer que tudo é Dele por meio Dele e para Ele são todas as coisas e que a nossa vida esta em suas mãos e Ele tem todo poder para mudar a nossa historia (Sl 24: 1 Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.)
Confessou sua própria incapacidade (v.12 Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.)
A nossa capacidade de vencer vem de Deus, se não aprendermos a depender do Senhor não teremos vitória, pois sem Ele nada podemos fazer (Jo 15:4 – 5 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.) precisamos da sua presença para realizar algo.
Louvou ao Senhor (vs. 18-21 Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o SENHOR e o adoraram. Dispuseram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos coreítas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, em voz alta, sobremaneira. Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis. Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.)
Quando a luta vier, sei que não é fácil, mas temos que louvar ao Senhor, lembrando que o Senhor tem cuidado de nós, no momento que o povo começou a louvar, Deus começou a agir e os inimigos foram derrotados, quando você começar a louvar Deus vai lhe dar vitória porque o inimigo vai se confundir, ele não gosta quando louvamos ao Senhor é nesse momento que ele foge e Deus nos dá a vitória! (Sl 8:2 Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.)
3 BUSCOU  AO SENHOR EM ORAÇÃO E COM CONFIANÇA
Josafá baseou sua oração e confiança em Deus crendo que:
 Deus tem poder sobre as pessoas e todas as situações. (vs.6,7 e disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir. Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo?).
Deus é o Senhor da nossa vida e Ele tem todo o controle em suas mãos (Sl 115:1 Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade.). O coração do homem esta em suas mãos e no momento certo a sua oração se tornara real, seja qual for o motivo da sua oração, um milagre, uma conversão, um trabalho, sua casa seja o que for confie no Senhor e não desista de orar pois o seu milagre vai chegar. (Sl 37: 4 – 5 Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.)
Deus Sempre foi Fiel ao Seu povo no passado e continuará sendo Fiel no presente (vs.7-9 Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo? Habitaram nela e nela edificaram um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.).
 Deus não muda Ele é o mesmo, nós é que mudamos, (2Tm 2:13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.). Por isso meu amado confia nele, espera nele, clama por ele que o mais ele fará.
4 POR CAUSA DA SUA CONFIANÇA EM DEUS, O SENHOR LHE CONCEDE A VITÓRIA!
Deus concede a vitória sobre os inimigos, Quando o povo estava sendo perseguido por faraó e seus cavaleiros, Moisés lhes falou assim (Ex. 14:14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.)Depois da vitória do mar vermelho ele louva ao Senhor dizendo: (Ex. 15: 3 O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome. Quando Davi foi lutar com Golias ele disse: (1Sm. 17:47 Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.) e agora Deus Fala para Josafá: (2 Crô. 5:17 Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.) Rm.8:31...  e se Deus é por nós quem será contra nós? 1 Jo 4:4 ... porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.Mt:28:20 ...E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.  Quando os amigos de Daniel entraram na fornalha o Senhor estava com eles, quando Daniel é jogado na cova dos leões o Senhor envia o seu anjo para fechar a boca deles. Quando os discípulos estavam em alto mar em meio a tempestade ali o Senhor Jesus estava com eles.
O Senhor sempre esta conosco, Ele nunca nós deixa sozinhos! Ele nos ama e são os desejos Dele que façamos as coisas certas, e que diante Dele tenhamos fé e confiança em sua palavra e em seu poder, Ele jamais muda e tem o controle de tudo e por essa razão não devemos perder a nossa fé, pois ele sempre esta conosco e nunca nos abandonará, pois escrito está: (Is. 49: 15 Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.) e (Sl. 26: 10 Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem o SENHOR me acolherá.). Por Ele estar do nosso lado e nunca nos deixar, confiando Nele sempre teremos vitória em nossa vida contra os nossos inimigos. Pois é Ele que cuida de nós em todos os momentos de nossa vida ate mesmo quando dormimos (Sl 127:2 ... aos seus amados ele o dá enquanto dormem.), Ele nos abençoa por isso devemos descansar no Senhor, (Sl 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.)

4 comentários:

  1. eu sou uma a doradora da palavra do senhor, e gostei muito dessa imterpletção ,que foi colocada pelos irmões,que o espirito santo continue abrindo a visão dos amados

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE MEUS AMADOS SOU EVAGELICO GOSTEI MUITO DESTA MENSAGENS QUE DEUS CONTINUE ABENÇONDO SUAS VIDA FIQUEM COM DEUS

    ASS:ANDERSON SANTIAGO

    ResponderExcluir
  3. gostei muito essa palavra sobre josafa fala muito cmg...DEUS os abençoe...

    ResponderExcluir
  4. DEUS concede a presbitero narciso vitoria sobre os seus inimigo

    ResponderExcluir