domingo, 22 de agosto de 2010

E a Família como vai? Texto: II Reis 4 : 8 - 17

Conforme Jesus alertou em Mateus 7:25 e 27 “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa” do homem prudente e na casa do homem insensato. Ou seja, os tempos de crise podem vir sobre todos nós, Tementes a Deus ou não. Todos nós podemos sofrer ataques do maligno com objetivo de matar, roubar e destruir nossos lares. Jo 10.10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. No texto que lemos encontramos uma família, que tomamos como exemplo de uma família forte, que resistiu às provações, enfrentou desafios e conquistou vitórias mesmo estando diante de um quadro de morte. Vamos aprender neste texto algumas marcas de uma família forte que devemos cultivar também em nossas famílias. Famílias fortes.


I - BUSCA DESENVOLVER UM RELACIONAMENTO PROFUNDO COM DEUS (08 a 11)
De acordo com esses versos, a mulher sunamita percebeu e “Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus”. (9), então procurou meios para que o relacionamento com ele se aprofundasse. Construindo um quarto para ele, com certeza ela o constrangeria a se demorar mais ali, Mesmo num tempo de superficialidade nos relacionamentos uma família forte faz do seu lar um lugar da habitação permanente de Deus. Uma família forte compreende que o relacionamento com Deus deve ser cultivado todos os dias e não apenas nas reuniões de domingo na igreja.

 

II - FAZEM DO SEU LAR UM LUGAR ONDE SE CULTIVAM SONHOS
A mulher sunamita tinha o sonho de ter filhos, mas humanamente era impossível realizar seu sonho uma vez que seu marido já era velho. Porém quando Deus habita em nosso lar os sonhos nunca morrem. O profeta anunciou que Deus estava restaurando o sonho daquela família. “Disse-lhe o profeta: Por este tempo, daqui a um ano, abraçarás um filho. Ela disse: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva. Concebeu a mulher e deu à luz um filho, no tempo determinado, quando fez um ano, segundo Eliseu lhe dissera.”(16 – 17) Uma família forte faz do seu lar um incubatório de sonhos. Um lugar onde a esperança triunfa sobre o desanimo e o fracasso. A esperança em Deus é o oxigênio da alma de uma família.

 

III - FAZEM DO SEU LAR UM LUGAR ONDE SE APRENDE A ENFRENTAR DESAFIOS E A PERSISTIR PARA O SUCESSO.
Conforme os versos 18 a 20, o filho tão esperado adoeceu e veio a morrer. Agora diante da crise que se estabelece em seu lar, vendo seu sonho desmoronar, a mulher sunamita não se entrega. Ela decide firmemente que vai ao encontro do homem de Deus buscar a solução. “Então, fez ela albardar a jumenta e disse ao moço: Guia e anda não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser.” (24) Essas expressões mostram a determinação e perseverança da mulher sunamita.
Famílias fortes cultivam a perseverança. Não se rendem diante dos obstáculos que se postam no caminho para a realização dos sonhos de Deus. “Hb 12.1  Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta.”

 

IV - TEM CORAGEM DE SE AUTOAVALIAREM
Ao se aproximar do Monte Carmelo onde estava o “homem de Deus” a mulher sunamita é conduzida por Deus a pensar sobre sua vida familiar em três níveis: “Partiu ela, pois, e foi ter com o homem de Deus, ao monte Carmelo. Vendo-a de longe o homem de Deus, disse a Geazi, seu moço: Eis aí a sunamita; corre ao seu encontro e dize-lhe: Vai tudo bem contigo, com teu marido, com o menino? Ela respondeu: Tudo bem.”(25-26) Famílias fortes têm coragem de examinar a si mesmas em relação à vontade de Deus e quando necessárias dirigidas pelo Espírito Santo fazem mudanças. Davi o “homem segundo o coração” orou dizendo “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;” 139.23

 

V - CREEM NA AÇÃO SOBRENATURAL DE DEUS (29 – 36)
Mesmo diante de um quadro de morte a mulher sunamita não desistiu de crer na ação sobrenatural de Deus em seu lar. Sua perseverança foi segundo a graça de Deus recompensada. Através do profeta Eliseu Deus ressuscitou seu filho.
Famílias fortes esperam a ação sobrenatural de Deus diante da impossibilidade humana. A mulher sunamita creu e sua fé foi recompensada com o milagre que Deus operou em sua casa.
Você tem percebido essas marcas em sua família? Compartilhe quinta-feira na reunião familiar de que maneira esta mensagem falou ao seu coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário