quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O PECADO


 DISCIPULADO 8° LIÇÃO:O PECADO

TEXTO BÁSICO: ROMANOS 7: 7-25

VERSÍCULOS PARA DECORAR: Romanos 3:23  
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,

O PECADO. Realmente há uma muralha entre Deus e nós e o nome dela é pecado. Deus, entretanto, enviou Seu Filho amado a este mundo para derrubá-la! Da parte dEle, portanto, tudo já foi feito! Sua parte é crer de todo o coração nesse maravilhoso fato!. Eis uma das palavras mais terríveis que podemos encontrar no nosso idioma e que responsável por toda miséria humana cujo salário é a morte.


O QUE É PECADO?  Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. (1 Jo 3:4) Transgressão, desobediência, rebelião, estado mal da alma, egoísmo, Qualquer Coisa Contrária ao Caráter de Deus e errar o alvo, estas são algumas definições. O Pecado é a violação da Lei:
Esta definição também é bíblica, mas insuficiente, a não ser que o conceito de lei seja estendido de modo a compreender todo o caráter de Deus.

A ORIGEM DO PECADO. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti. (Ez 28:15) não temos como explicar como o pecado entrou no coração de Lúcifer, ele era perfeito, mas de repente o orgulho,a soberba, e a ganância tomou conta do seu coração e ele pecou.
Já com o homem foi diferente ele deixou de ouvir a voz de Deus para dar ouvidos a voz do diabo, foi uma escolha voluntaria do primeiro homem (Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Rm 5:12  Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Rm 5:17 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. Rm 5:19.

O PECADO É EGOÍSMO. Esta é a definição ouvida com maior freqüência. É bíblica, mas incompleta e insuficiente. Sabemos que o desejo do primeiro homem era ser igual a Deus.

A UNIVERSALIDADE DO PECADO. Deus criou toda a raça humana em Adão como uma corporação legal representada por nosso primeiro pai. Portanto, ninguém pode dizer que não é responsável pela transgressão de Adão, pois todos pecaram nele e seu pecado é imputado a todos eles.
Essa é a solução apresentada pela Escritura aos problemas do pecado e da morte e de sua universalidade e relações entre si. Todos os homens nascem no pecado porque toda a natureza humana foi corrompida pelo pecado do homem Adão. Através de um homem o pecado entrou no mundo e a morte pelo pecado (Rm. 5:12); assim, todos os homens nascem mortos no sentido pleno. Eles nascem com o poder da morte física tragando-os para a sepultura e com a corrupção da morte espiritual em seus corações, de forma que estão mortos em delitos e pecados quando entram no mundo (Ef. 2:1). A morte é punição: é a execução da sentença justa do juiz supremo do céu e da terra sobre todos.
Se a morte é punição, e se essa punição é infligida sobre toda a raça humana, sobre cada indivíduo antes dele ser capaz de cometer qualquer pecado real, então a razão deve ser que aos olhos de Deus toda a raça humana é culpada com uma culpa comunal, no homem Adão. É assim que as Escrituras nos instruí em Romanos 5:12-14, onde o texto está tratando com o problema da morte universal:
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir.
É verdade que o texto também fala da universalidade do pecado por meio do pecado de um homem. Mas isso é assim somente em conexão com o problema sério da universalidade da morte: a morte passou a todos.
A morte reina suprema. Ela reinava antes que houvesse qualquer lei. Ela reinou de Adão a Moisés, e reinou mesmo sobre aqueles que "não pecaram à semelhança da transgressão de Adão" (v. 14). Eles nunca tiveram um mandamento especial para guardar ou violar. Nunca tiveram o poder, como Adão, de determinar se guardariam ou não a lei de Deus. Todavia, a morte reinou sobre eles. Reinou mesmo sobre os pequeninos no berço que não podiam discernir entre a sua mão direita e esquerda.
Como esse reinado universal da morte é explicado? É explicado nas palavras "porque todos pecaram" (v. 12). Quando, onde e como todos pecaram: Todos os homens pecaram no princípio, no primeiro paraíso, e por meio do primeiro Adão, que era o representante da raça diante de Deus: "por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação" (v. 18).
É claro a partir da Escritura que a universalidade do pecado e morte na raça humana deve ser explicada, primeiro, a partir do fato que a raça foi criada no homem Adão como um organismo. Ele carregava nossa natureza, e essa natureza foi corrompida; de uma semente corrompida brota uma descendência corrompida. Segundo, a Escritura ensina que até onde diz respeito a culpa do pecado, sua universalidade é devido ao fato que toda a raça foi criada em Adão como seu cabeça e, portanto, que toda a raça humana é responsável pelo pecado que Adão cometeu no primeiro paraíso.

PENALIDADES DO PECADO NA VIDA DO CRENTE. 1. Perda de comunhão (Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 1Jo 1:6). 2. Exclusão da igreja local (Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. 1 Co 5: 7).  3. Disciplina de Deus (porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. Hb 12:6).   4. Às vezes a morte física (porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm 6:23 e  Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.1Co 11:30).

O REMEDIO PARA O PECADO. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1Jo 1:9, Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, 1Pe 3: 18, Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. 1Pe 3:5. Ou seja o remédio para o pecado e crer na obra redentora de Jesus

CONSELHOS
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. Pv 28:13, Jesus morreu pelos nossos pecados por isso temos que fazer a nossa parte, arrepender-se, confessar e deixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário