terça-feira, 14 de setembro de 2010

O ARREPENDIMENTO

DISCIPULADO 9° LIÇÃO : O ARREPENDIMENTO 

TEXTO BÁSICO: JONAS 3: 5-10

VERSÍCULOS PARA DECORAR: 2Corintios 7:10  
Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.

ARREPENDIMENTO: Ato de afastar-se do pecado, da desobediência e da rebeldia, voltando-se para Deus. Em um significado mais geral, arrependimento significa mudança de mentalidade ou um sentimento de pesar por um comportamento passado. O verdadeiro arrependimento envolve um ato de “contrição divina” pelo pecado, uma mudança de atitude, tomando uma direção totalmente oposta. Esse tipo de arrependimento leva a uma mudança fundamental do relacionamento de uma pessoa com Deus.


I – A importância do arrependimento
1. João Batista iniciou seu ministério (Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mt 3.1,2).

2. Jesus começou o seu ministério (Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo".Mt 4.17)

3. A mensagem básica dos apóstolos (Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. At 2.38 Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento. At 26.20)

4. A falta de arrependimento leva á perdição. E o arrependimento produz vida (O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. 2Pe 3.9; A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte. 2 CO 7.10)

II – O que o arrependimento não é
1. O arrependimento não é simples tristeza por estar sofrendo as conseqüências do pecado, como por exemplo, estar à pessoa triste porque foi apanhada no seu crime, sem que se tenha operado qualquer mudança no seu conceito a respeito do que é roubo

2. Arrependimento não é remorso. Remorso é “inquietação de consciência por culpa ou crime que se cometeu”. Essa inquietação da consciência não produz resultados positivos.

3. Diferença entre arrependimento e remorso. No dizer de Paulo, arrependimento é tristeza segundo Deus e o remorso é tristeza do mundo (2 Co 7.10) o arrependimento produz salvação e o remorso produz morte.

4.Exemplos
A- No velho testamento: Davi e Saul. Davi se arrependeu e Saul não se arrependeu (1 Sm 15.24; 2 Sm 12.13)
b- No novo testamento: Judas e Pedro. Judas foi “tocado de remorso” (Mt 27.3) . Pedro se arrependeu e foi perdoado. (Mt  26: 69-75)

III- o que é arrependimento?
1. Conceito: da pequena enciclopédia Bíblica de O. S. Boyer. “pesar sincero de algum ato ou omissão; contrição; desistência de coisa feito ou empreendida”. Do dicionário Escolar da língua Portuguesa: “pesar do que se fez ou pensou; sentimento; dor; contrição, mudança de opinião”.

2. Definição Etimológica: arrependimento vem da palavra grega “metanoia” (meta=mudança Nous=Mente), significando “mudança de mente”, ou “mudança de pensamento”.

3.Definição teológica. Arrependimento é “Meia-volta“. O homem, que vinha seguindo em direção contrária à de Deus, dá meia-volta e passa a andar de acordo com Deus em seus pensamentos, emoções e vontade.
IV- Três Faces do Arrependimento
Nas três faces constitutivas do homem: o pensamento, as emoções e a vontade é que se expressa o arrependimento:

1. Mudança de mente. Há uma mudança na maneira de pensar a respeito de Deus, do pecado e do nosso relacionamento com outras pessoas. Passamos a pensar segundo Deus, porque o seu espírito atua em nós e nos fazer ter a “mente de Cristo”.

2. Mudança de sentimento. A mudança de sentimento se faz sentir como a mudança de mente.

3. Mudança de vontade. Antes de se arrepender a vida da pessoa é egoísta, movida pelo seu EGO. Depois de se arrepender, passa a buscar a vontade de Deus para a sua vida. (Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Rm 12: 1-2)

V- Como se opera o Arrependimento
1. O arrependimento é uma operação da graça de Deus no pecador (Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Rm 2.4)

2. O arrependimento é operado através de Cristo. Quando o homem aceita Jesus como seu salvador e senhor, opera-se o arrependimento (Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados. At 5.31)

3. O arrependimento é operado por uma iluminação do Espírito Santo na consciência do pecador, tornando-o sensível ao seu pecado e à sua condição de perdido diante de Deus. Isso o inquieta e ele pode clamar como Paulo (
Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Rm 7:24)

4. Deus usa os seus meios. Os meios usados por Deus são:
a- A palavra. Seja a pregação pública, ou particular, leitura da Bíblia, livro ou folheto evangélico
b- O Espírito santo. O Espírito vivifica a palavra. Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8)
c- O homem é o 3° elemento pelo qual Deus opera o arrependimento. Deus usa homens para pregar o evangelho a fim de que outros homens se arrependam

VI- Resultados do Arrependimento
1. Gozo no céu. Deus se alegra com o arrependimento de um pecador também os anjos se alegram (Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende. Lc 15.7,10)

2. Perdão dos pecados. O arrependido recebe Perdão dos seus pecados (Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, At 3.19)

 O arrependimento identifica o pecador arrependido com Deus na sua atitude para com o pecado. Deus odeia o pecado. Quem se arrependeu, renuncia e odeia o pecado. Foge Dele. Não quer mais praticá-lo.

Conselho
         1. Você não pode. Arrepender-se por si mesmo. Somente com a ajuda de Deus, Pelo seu Espírito e sua palavra. Portanto abra o seu coração para p Espírito de Deus e dê ouvidos á sua palavra.
          2. Se você já sentiu remorso, pense em como isso influenciou e trouxe sofrimento á sua vida. Como você se culpou, não se perdoou e ficou amargurado (a).
          3. Mencione para si mesmo dois aspectos de sua vida que mudaram depois que você aceitou a Jesus. Coisas que fazia e não faz mais, ou que você não fazia e agora faz para agradar a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário