quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CRESCENDO NA FÉ

DISCIPULADO 10° LIÇÃO: CRESCENDO NA FÉ

TEXTO BÁSICO: HEBREUS 11: 1- 40

VERSÍCULOS PARA DECORAR: HEBREUS 11: 1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que se não vêem.

O Que é :
É A Confiança Que Depositamos Em Todas As Providências De Deus. É A Crença De Que Ele Está No Comando De Tudo, E Que É Capaz De Manter As Leis Que Estabeleceu. É A Tranqüilidade Que Depositamos No Plano De Salvação Por Deus Estabelecido E Executado Por Seu Filho, No Calvário. A Não Se Explica Através Da Lógica Humana. Fé É Crença, Convicção, Certeza, Confiança, Entrega. É A Certeza De Que Algo Vai Acontecer, Não Importando Se As Condições Sejam Contrárias. A fé é um elemento fundamental da vida com Deus. Sem ela, não existiria a igreja, não haveria salvos, esperança de vida futura e nem creríamos na Segunda Vinda de Cristo.

I – Mais o que é fé?
Já vimos que não é fácil definir fé, pois é muito mais do que possamos imaginar.
1. Definição bíblica para fé: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que se não vêem. Hb11:1 como podemos ver a fé  não é um salto no escuro, mais é certo e seguro.
2. A fé pode ser de vários tipos:
FÉ NATURAL – comum a todos os homens, pois todos tem certeza que se tomar um transporte para chegar em determinado lugar, ele crê que vai chegar no seu destino, se você promete algo para alguém ele tem convicção que vai receber o prometido.
FÉ SALVADORA – Ef 2:8-9 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. At 16:31 Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
FÉ CONFIANTE – crê que a promessa do Senhor nunca falhara. Nm 23:19 Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
FÉ DOUTRINARIA – é o corpo doutrinário de uma igreja que nós estamos dispostos a obedecer por sabermos que é a verdadeira vontade de Deus para nós. Ef 4:5-6 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
FÉ DOM ESPIRITUAL - Porque a um é dado, mediante o Espírito, a fé,  1Co 12:8-9 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, A FÉ; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar.

II – O Valor da Fé
1. Para agradar a Deus é preciso ter Fé, De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
2. A fé move o coração de Deus, como por exemplo:
A MULHER CANANÉIA,  Mt 15:28 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.
 O CENTURIÃO ROMANO,  Mt 8:10 e 13 Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.
O CEGO DE JERICÓ, Mc 10:52 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.
Não podemos ter dúvidas a cerca do que cremos, Jesus repreendeu a Pedro quando duvidou. (E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? Mt 14:31) devemos ter  certeza e convicção (Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; Mt. 21:21).
E o apóstolo Paulo na epístola aos Romanos nos diz que tudo que não provém de fé é pecado; (Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado. Rm. 14:23).
A Bíblia ainda nos instrui a não somente ter fé mas também a batalhar por ela.( Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Jd. 3); Devemos juntos lutar pela fé evangélica, (Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; Fp. 1;27)
Fé vence o mundo, “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé ”(l Jo 5:4).
O Senhor nos adverte a conservamos o que temos para que ninguém tome; “Contudo, quando vier o Filho do homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lc. 18:8b).

Como Ter Fé                                                                                                                                           Pela Palavra de Deus: este e o meio pelo qual vem à fé. Quando ouvimos a palavra adquirimos a fé como está escrito (e, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Rm 10:17), se  quisermos que a nossa fé cresça, precisamos nos apegar a palavra de Deus.

Conselho
         1. A medida que você se aplicar no estudo da palavra a sua fé vai crescer e você terá uma vida mais sincera na presença de Deus
          2. A fé vem pelo ouvir, por isso não deixe de estar diante de Deus e de sua palavra para ouvir o que ele tem para nos dizer, (esforçai-vos, pois, muito para guardardes e cumprirdes tudo quanto está escrito no Livro da Lei de Moisés, para que dela não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda; Js 23:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário