terça-feira, 19 de outubro de 2010

O QUE É ORAÇÂO?

DISCIPULADO 11° LIÇÃO: O QUE É ORAÇÂO?

TEXTO BÁSICO: LUCAS 11: 1- 13

VERSÍCULOS PARA DECORAR: 1 TESSALONICENSES 5: 17 Orai sem cessar.

 

Oração é o derramar de modo sincero, consciente e afetuoso o coração ou alma diante de Deus, por meio de Cristo, no poder e ajuda do Espírito Santo, buscando as coisas que Deus prometeu, ou que são conforme a Sua Palavra, para o bem da igreja, com submissão, em fé, à vontade de Deus.

Muito se tem falado a respeito da oração e quando se pergunta: “o que é oração?”  As respostas são diversas: “Diálogo com Deus”, “comunhão com Deus”, “conversa com Deus”, “abrir o coração a Deus como a um amigo”, “colóquio com Deus”, “prece ou súplica dirigida a Deus”.

Pois aí estão algumas definições de oração. Pela oração, mantemos comunhão com Deus e obtemos o fortalecimento para nossa vida.

NECESSIDADE DE ORAÇÃO

 

Nós não somente precisamos, mas devemos orar. A oração é como nossa respiração.

 

1.ORAR É UM DEVER. Jesus disse que nós devemos orar sempre e nunca esmorecer. A expressão usada no texto fala de dever. De obrigação  (Lc 18.1 E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer).

 

2.ORAR É UMA ORDEM BÍBLICA. Jesus deu  esta ordem em algumas ocasiões, (Mt 7.7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á); e Paulo deixou esta ordem: “Orai sem cessar” (1Ts 5.17).

 

3.ORAR DEVE SER UMA PRÁTICA CONSTANTE. Não é algo para ser feito de vez em quando, mas para ser uma prática constante (1Tm 2.1 Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens).

 

4.DEIXAR DE ORAR É PECADO (1Sm 12.23E quanto a mim, longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vos; eu vos ensinarei o caminho bom e direito).

 

DEUS RESPONDE AS ORAÇÕES

 

Pelas promessas registradas na Palavra de Deus, podemos afirmar com certeza que Deus responde às orações. Naturalmente nos referimos às orações que nascem de um coração sincero, genuíno, mesmo que a pessoa esteja passando por circunstâncias deprimentes na vida, ou enfrentando uma crise espiritual. O exemplo apresentado por Jesus na parábola do fariseu e do publicano, bem ilustra a quem Deus ouve e atende. A oração do fariseu vinha de um coração orgulhoso, cheio de presunção, e era mais uma manifestação de vanglória do que um reconhecimento de sua necessidade e fraqueza. Já o publicano, considerado como pecador pelos chefes religiosos da época aproximou-se de Deus com contrição e humildade. Sua oração era simples, direta e perpassada de reconhecimento de suas próprias debilidades: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!”. E a declaração de Jesus foi: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa” (Lucas 18:13 e 14). Mas há outra afirmação extraordinária de Jesus a respeito da prontidão e disposição de Deus para atender à oração sincera. Declarou Jesus, direta e decididamente: “Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe lhe dará em lugar de peixe um cobra? Ou se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que Olho pedir?” (Lucas 11:11-13). Em resposta à oração da fé, Deus dará o Espírito Santo, bem como as demais bênçãos que enriquecem a vida cristã de Seus filhos. Mas, na vida prática, muitas vezes fazemos pedidos a Deus, com genuína fé e humildade, e aparentemente não somos ouvidos. O que haveria por detrás do silêncio de Deus diante de uma prece, de uma angústia de alma, do anseio de um coração sofredor? Em nossa pequenez e limitação não temos respostas para todos os mistérios do muno espiritual. Muita coisa só será esclarecida na eternidade. Mas isso não deve enfraquecer a nossa fé, a nossa confiança no Pai celestial, nosso amor a Ele, nosso Criador e Redentor. Devemos entregar nossa vida a Ele incondicionalmente, e descansar em Seus braços de amor. “Deus sempre responde a oração”.

 

QUANDO NOSSO PEDIDO NÃO É CORRETO, Deus diz: Não. Não, quando aquilo que pedimos não é o melhor. Não, quando o que solicitamos pode até ajudar-nos, porém criaria problemas para outros.

 

QUANDO O TEMPO NÃO É O CORRETO, Deus diz: Espere. Que catástrofe seria se Deus respondesse cada oração ao estalarmos os dedos! Sabe o que aconteceria? Deus Se tornaria nosso servo, e não nosso Senhor. De repente, Deus estaria trabalhando para você, em vez de você para Ele. Lembre-se: a demora de Deus não é o indeferimento de Deus. O tempo de Deus é perfeito. Paciência é o elemento que precisamos na oração.

QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ CORRETO, Deus diz: Cresça. A pessoa egoísta deve crescer em altruísmo; a pessoa medrosa deve crescer em coragem; a pessoa vacilante deve crescer em confiança; a pessoa intolerante deve crescer em sensibilidade; a pessoa crítica deve crescer em amor; a pessoa Sem Amor deve crescer em compaixão.

 

QUANDO VOCÊ E SEU PEDIDO ESTÃO CORRETOS, Deus diz: Prossiga. Então o milagre acontece – o alcoólatra é recuperado; o viciado em drogas encontra a liberdade; o incrédulo abraça a fé; o enfermo recebe a cura. A porta para seu sonho se abre, e Deus, de braços abertos, lhe sussurra carinhosamente: Avante, Meu filho! Deus nos ajude a compreender mais e mais Seu amor e Seu cuidado por nós!

 

DEUS RESPONDE TODA ORAÇÃO.

 

SIM. Mas, às vezes, a resposta é NÃO. Por exemplo:

 

1.QUANDO O QUE ORA É INIMIGO DE DEUS. Os inimigos de Deus, os que o odeiam, não podem ser ouvidos. Eles gritam, mas o Senhor não os ouve (Sl 18.41Clamam, porém não há libertador; clamam ao Senhor, mas ele não lhes responde).

 

2.QUANDO O QUE ORA É DESOBEDIENTE A DEUS. Por não ouvir a voz de Deus e não lhe obedecer, Ele também não ouvirá (Pv 1.24-28Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção; antes desprezastes todo o meu conselho, e não fizestes caso da minha repreensão; também eu me rirei no dia da vossa calamidade; zombarei, quando sobrevier o vosso terror, quando o terror vos sobrevier como tempestade, e a vossa calamidade passar como redemoinho, e quando vos sobrevierem aperto e angústia. Então a mim clamarão, mas eu não responderei; diligentemente me buscarão, mas não me acharão).

 

3.QUANDO O PECADO SERVE DE BARREIRA. Os pecados de toda sorte impedem a resposta de Deus às orações (Is 59.1,2 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça).

 

4.QUANDO O QUE ORA É UM PECADOR IMPENITENTE. Há pessoas que pecaram tanto contra Deus que não é possível a Ele atender suas orações (Jr 7.16 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes; pois eu não te ouvirei). Primeiro essas pessoas precisam se arrepender, para depois serem ouvidas.

 

5.QUANDO O QUE ORA NÃO DESEJA ABANDONAR O PECADO. Deus não atende a pecadores, isto é, há pessoas  que vivem na prática do pecado e não desejam abandoná-lo (Jo 9.31 sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve). Este era, já no tempo de Jesus, um princípio bem conhecido.

 

6.QUANDO A PESSOA ORA POR MOTIVOS ERRADOS. Quando não se pede, ou quando se ora com motivos errados, como por exemplo, para Deus fazer uma coisa contrária à sua vontade. Deus não atende a essa oração (Tg 4.2,3 Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites).

 

CONDIÇÕES PARA RESPOSTA À ORAÇÃO

 

1.FÉ. A primeira condição para Deus responder à oração é que esta seja feita com fé (Mc 11.24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis).

 

2.PEDIR EM NOME DE JESUS. Esta é a segunda condição. Ele mesmo a instituiu (Jo 14.13,14 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei). É necessário entender que não basta usar o nome de Jesus, mas é preciso viver de acordo com sua Palavra, obedecendo-a, para ter as orações respondidas.

 

3.A VONTADE DE DEUS. A oração deve ser feira de acordo com a vontade de DEUS, revelada em sua Palavra, ou, em um caso específico, que não esteja declarado nas Escrituras, por uma indicação do Espírito Santo, ou por princípios bíblicos (Jo 9.31 sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve).

 

4.AUSÊNCIA DE MOTIVOS EGOÍSTAS. Nosso coração deve estar livre desses  motivos (Tg 4.3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites). Assim Deus ouvirá nossas orações.

 

5.UM CORAÇÃO PURO. (Sl 66.18 Se eu tivesse guardado iniquidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido). Fazer confissão e restituição  (Pv 28.13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia). Mãos  limpas (1Tm 2.8 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.). Acertar diferenças com outras pessoas (Mt 5.23,24 Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta). Perdoar (Mt 6.12,15 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas).

 

6.HUMILDADE. A oração deve ser humilde, aceitando o que Deus determinar (Tg 4.6 Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes).

 

7.PERSISTÊNCIA. Orar até receber a resposta, ou a convicção do Espírito de que o Senhor já respondeu (Lc 18.7 E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles?).

 

COMO ORAR

 

Jesus Cristo deixou vários preceitos aos seus discípulos. Entre eles, deixou orientações de como podemos ter um momento de oração na presença de Deus, registradas no capítulo 6, versículos 5-15, no Evangelho de Mateus.

Segundo essas orientações, precisamos considerar o seguinte:

 

• - A oração deve ser autêntica e pessoal, evitando imitar os hipócritas (v. 5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa).

 

• - A oração deve ser secreta (v. 6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará).

 

• - A oração deve ser objetiva e sincera (v. 7-8 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós olho pedirdes).

 

• - A oração deve incluir a exaltação a Deus, a gratidão, a confissão de pecados e a prontidão de servir (v. 9-13 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém).

 

• - A oração deve ser acompanhada de uma atitude de perdão (v. 14-15 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas).

Jesus também deixou um exemplo da oração atendida e da oração não atendida, quando contou a parábola do fariseu e do publicano (Lucas 18.9-14). O fariseu falou de suas práticas religiosas, apresentando a si mesmo como um fiel seguidor da vontade de Deus. Enquanto isso, o publicano reconhecia suas falhas e batia amarguradamente em seu peito clamando a Deus por sua misericórdia. Jesus afirmou que o publicano, por humilhar-se na presença de Deus, voltou para casa justificado.

 

A RECOMPENSA DA ORAÇÃO

 

Deus recompensa àqueles que o buscam (Hb 11.6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam). Jesus nos garantiu que o Pai recompensa (Mt 6.6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará). E quando recebemos a resposta à oração, recebemos também a alegria (Jo 16.24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo).

 

ASPECTOS DA ORAÇÃO

 

1.ORAÇÃO E SÚPLICA. É quando orarmos por nós mesmos, por nossas necessidades. É um pedido humilde.

 

2.INTERCESSÃO. É quando oramos por outras pessoas, cidades, nações etc. O intercessor se coloca em posição diante de Deus em favor de alguém (Gn 18.24 Se porventura houver cinquenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que ali estão?).

 

3.AÇÕES DE GRAÇAS. É quando agradecemos a Deus por alguma bênção recebida.

4.LOUVOR. É também um tipo de oração. Se bem que considerado distinto dela sempre (veja 1Tm 2.1 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens).

 

CONCLUSÃO

 

A oração é a respiração da alma. O crente que não ora fica “asfixiado”. Nós precisamos orar sempre e nunca esmorecer. Estar sempre na brecha  da oração é uma das nossas maiores necessidades a que não poderemos negligenciar.

 

CONSELHOS

 

Se orar é um mandamento devemos obedecer, se não formos obedientes, não adianta gritar e jejuar, pois não ouve a pecadores mais se fazemos a vontade dele ele nos escuta, procure ser grato a Deus. Louve a Ele pela benção recebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário