quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O BATISMO EM ÁGUAS

DISCIPULADO 12° LIÇÃO: O BATISMO EM ÁGUAS
TEXTO BÁSICO: Romanos 6:1-14
VERSÍCULOS PARA DECORAR: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mt.28:19
INTRODUÇÃO:  O batismo em águas é a primeira ordenança que o Senhor Jesus deixou para a sua igreja, juntamente com o memorial do seu sacrifício.
1º)  A FÓRMULA BÍBLICA DO BATISMO: O batismo bíblico cristão começou com o Senhor Jesus. Ele foi o primeiro ao ser batizado por João Batista. João era chamado de Batista ou o imergidor por causa do batismo que Deus lhe mandou realizar em todos que, ouvindo a pregação da palavra, se arrependessem dos seus pecados – (Mat. 3:5-8). Era chamado de batismo de João ou de arrependimento – (At. 19:1-5). O Senhor Jesus tinha a necessidade do batismo, antes de iniciar o seu ministério, já com “quase” trinta anos, submeteu-se ao batismo para cumprir toda a justiça e nos dar o supremo exemplo como homem  (Luc. 3:2123;  Mat. 3:13-17). Jesus tinha 30 anos.

A)   BATISMO E SUAS INTERPRETAÇÕES : Ao longo dos tempos têm surgiram poucas diferenças doutrinárias com relação ao batismo, as quais em NADA ferem a doutrina do Evangelho ou o tema CENTRAL das Escrituras. A palavra batismo é transliterada do grego BAPTIZO que significa imergir, mergulhar, ou ainda dominar.  Vejamos Rom. 6:3-5. Aqui temos alguns símbolos ensinando que o batismo é por imersão como: sepultados pelo batismo, plantados à semelhança da sua morte pelo batismo, etc. Outros exemplos estão no batismo de Jesus e no do eunuco – (Mateus 3:16; At. 8:38,39) nas expressões: desceram  à água e saíram da água. OBS: HAVENDO POSSIBILIDADES AO BATÍSMO POR IMERSÃO, ASSIM PODEREMOS PROCEDER ( por uma questão de tradição), PORÉM, NÃO DEVEMOS ESQUECER. QUE HÁ PARTES DO GLOBO TERRESTRE, ONDE HÁ GRANDE ESCASSES DE ÁGUA, E NÃO SERÁ POSSÍVEL A IMERSÃO.
B)                ­­­­OBS.  Estudos mais acurados, mostram que a palavra batismo apresenta também outros sentidos, cujo principal dentro da simbologia bíblica queremos mencionar , e é DOMINAR. Recordando que água é símbolo da palavra(doutrina de CRISTO), o molhar uma pessoa pode ser simbólico ao contato com a palavra.   Também, sem dúvida alguma, gostaríamos de deixar leve questionamento sobre as expressões “DESCERAM à água, e SAÍRAM da água”, as mesmas não significam que tenham sido imersos pelas águas, mas que tão somente, tenham se dirigido a um local de águas.(THL).
C)    BATISMO EM NOME DA TRINDADE: Vejamos Mat. 28:18-20. O Senhor Jesus determinou que o batismo seja feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.   (Mat. 28:18), portanto envolvendo toda a trindade.  Quando o próprio Senhor Jesus foi batizado estava presente a trindade  (Mat. 3:16-17). Em Mat. 28:19-20 Jesus determinou o batismo em nome da trindade. Portanto, a fórmula  para o batismo é, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
2º)   QUEM DEVE SER BATIZADO:  O batismo destina-se a quem crê  (Marcos 16:16; At. 8:36-38). O batismo só deve ser ministrado a quem já alcançou a idade da razão, a consciência de pecado, tenha se convertido a Jesus, tenha experimentado arrependimento sincero de pecado, tenha crido pela fé em Cristo e tenha certeza de sua salvação. Não tem sentido batizar crianças recém-nascidas. Isto não existe na Bíblia. A criança ainda não pode crer e crer é um ato de fé. Ninguém pode exercer fé no lugar da criança nem por qualquer outra pessoa. Cada um responde por si diante de Deus  (Rom. 14:12). Em nossa igreja costumamos apresentar a Deus as crianças, orando para que Deus as abençoe e as livre do mal. Isto sempre de acordo com o desejo dos pais. Isto é muito importante pois é uma tradição bíblica desde o V.T. e era feito sempre pelos judeus. O próprio Senhor Jesus, com oito dias de nascido, foi levado ao templo, apresentado a Deus  (Luc. 2:21-24). Porém, isto nada tem a ver com o batismo. Se uma criança morrer antes de atingir a consciência de pecado, estará salva, pois viveu só no período da inocência. O batismo não salva nem ajuda a salvar, nem tão pouco lava os pecados de ninguém, mas é necessário para obedecer a ordenança de Jesus. O batismo é para os já salvos. Seria profanação desta ordenança batizar pessoas não convertidas e perdidas. No entanto, todo aquele que já se arrependeu e tem certeza do perdão , creu em Cristo pela fé e tem certeza da salvação, sente o desejo incontrolável de selar a sua fé pelo testemunho público do batismo. Todo salvo deve batizar-se para cumprir e obedecer a ordenança do Senhor Jesus.  A Bíblia nos mostra vários exemplos. Todos que criam e eram salvos eram logo batizados  (At. 2:38 e 41; 8:12 e 16; 8:36-38; 9:18; 10:47,48; 16:33; 18:8; 19:5; etc). É bom lembrar que o batismo em águas nada tem a ver com o batismo no Espírito Santo.
3º)  SIGNIFICADO E FINALIDADE DO BATISMO: O ato do batismo, considerando, que água é um dos símbolos da palavra, também significa imersão nos ensinos de Cristo.
A)                UM PONTO DE VISTA; O significado do batismo é morte, sepultamento e ressurreição . Quando eu desço às águas batismais eu sou coberto por elas, simbolicamente eu morri para o mundo de pecado e fui sepultado em Cristo. Quando eu saio das águas, estou declarando que ressurjo para viver uma nova vida em Cristo  (Rom. 6:1-8; Col. 2:12; 3: 1-10). Cristo morreu pelo meu pecado para que eu morresse para o pecado.
B)   FINALIDADE: A finalidade do batismo é dar testemunho público da minha fé e salvação em Jesus Cristo. Quando eu sou batizado estou declarando que me arrependi dos meus pecados e fui perdoado, cri e aceitei a Cristo como meu único Salvador e Senhor, que Jesus morreu por mim na cruz do Calvário, que eu aceitei pela fé este sacrifício e que estou salvo, bem como minha vida. Esta é a finalidade: Sem palavras proclamar de público, e diante da igreja, a transformação e mudança que Jesus realizou em meu interior.
OBS: O ponto de vista da finalidade acima mencionada pode, em extremo, não ter nada a ver com a realidade, pois o Senhor Jesus , disse, que, nós conheceríamos a árvore pelo fruto. Batismo não demonstra nenhuma transformação na vida de ninguém, pois andar com Cristo não é um momento, é dia a dia.
C)    As narrativas anteriores serão verdadeiras, se considerarmos a sinceridade no coração que se entrega ao ato batismal, contudo, quanto ao batismo ser um testemunho público, quero discordar desta REGRA; pois nossos irmãos do passado não podiam livremente exibir sua fé, contudo seus batismos, ainda que ocultos tinha o valor desejado. O batismo é um ato de seriedade e de responsabilidade. O batizando deve Ter certeza de que já está salvo. Este é um ato  de fé pessoal, portanto, nenhum fator externo deve servir de impedimento ao cumprimento desta ordenança, é pessoal.   Quando você creu em Cristo e foi salvo, passou a fazer parte da igreja ou o corpo de Cristo mundial e passou à posição de filho de Deus. Se morrer sem Ter oportunidade de ser batizado irá para o céu. Foi o caso do ladrão da cruz  (Luc. 23:33-43). Quando você é batizado, passa a ser membro da igreja local.
A)    DIREITOS: Quero ser redundante em lembrar que, apesar de o Estatuto das Igrejas serem obrigados a constar uma série de itens, para que a Associação seja legalizada, NUNCA pense que a IGREJA será regida por Estatuto, toda regra para a Igreja VERDADEIRA, vem EXCLUSIVAMENTE da Bíblia. Na Igreja ninguém é indicado para cargo algum por meio de votações, todas as determinações e deliberações são feitas exclusivamente pelo PASTOR.
B)    DEVERES: Você tem o dever de manter comunhão com seus irmãos em Cristo, manter os cultos com sua presença, ser fiel nos dízimos e ofertas, ser fiel em tudo na sua vida em geral diante de Deus e dos homens, participar da vida ativa da igreja servindo a Deus de coração, dar testemunho compatível com o evangelho em todos os ângulos da sua vida, etc. É benção para o crente consagrar a Deus sua vida, sua família, e tudo que lhe envolver ou possuir ( isto é para seu próprio bem).

Conclusão
Ao concluir façamos algumas poucas observações:
1-      O batismo não tem, obrigatoriamente, quer ser em agua corrente. Os batistérios nas igrejas, hoje, são uma benção.
2-      A pessoa deve se submeter ao batismo espontaneamente. Deve ser uma decisão sua.
3-      Algumas igrejas usam batas para o batismo. Se a sua igreja não tem, ao ser batizado, lembre-se de usar uam roupa de tecido grosso.
E que seu testemunho no batismo perdure por toda sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário