sábado, 25 de dezembro de 2010

QUAL É SUA ATITUDE DIANTE DOS PROBLEMAS ? (I CRÔNICAS: 4: 9,10)

QUAL É SUA ATITUDE DIANTE DOS PROBLEMAS ? (I CRÔNICAS: 4: 9,10)



Jabez teve atitude de uma pessoa Nobre. Seu nome significa Dor ou sofrimento.

Neste texto Deus indica que Jabez foi “o mais ilustre”. No dicionário a palavra Ilustre significa: alguém Célebre, notável, famoso, nobre, formoso, aquele que distingue ou destaca-se, pessoa distinta. Este termo de cortesia é usado para exprimir consideração por alguém que se destacou por sua atitude ou por aquilo de bom que fez. Pessoa diferente que se distingue dos demais que tem um sinal que o diferencia...


Isto deve servir de encorajamento para cada um de nós, pois honra integridade e qualidades como estas citadas agora pouco, são características de uma pessoa nascida de novo que passou pelo processo na Palavra e tomou a decisão de mudança e de viver um novo estilo de vida, segundo Cristo nosso Senhor.

Jabez tinha muitos motivos pra ficar reclamando e se lamentando, pois sua mãe o tinha amaldiçoado dizendo, seu nome é sofrimento, dor. Ele foi mais ilustre que os seus irmãos, pois buscou ao Senhor Deus e em vez de ficar murmurando e dizendo não tem jeito para mim, ele orou pedindo a benção de Deus e o fez de forma bem específica.

O texto diz que Deus respondeu e sabemos que Ele observa princípios. Primeiro: Se Deus o ouviu é respondeu é porque havia perdão no coração de Jabez e ele já tinha perdoado sua mãe. Segundo: Jabez não ficou preso no passado, ele liberou perdão. Terceiro: Ele creu que uma vez que ele era servo do Deus vivo, não deveria ficar lamentando, e sim buscar a benção d’Ele para crescer e prosperar.

Quando conseguimos andar por fé e com integridade, sendo uma pessoa honrada e fiel, Deus fica muito feliz e pronto para ouvir e responder nossas orações como fez com Jabez.

Vejamos os pontos importantes desta oração:

1. Oh Deus! Que me abençoes. A palavra abençoar no sentido bíblico significa conceder favor sobrenatural. Quando peço a Deus que me abençoe, estou clamando que sua bondade e favor sejam derramados sobre mim. Também estou reconhecendo que Ele é único para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos (Efésios 3:20) Deus quer adentrar sua vida, como fez com a de Jabez, e reescrever sua história de modo a incluir algumas coisas importantes.


2.   Oh Deus! Que me alargues as fronteiras: Sua fronteira começa no lugar que você vive e trabalha. Sua fronteira inclui sua vida espiritual, familiar, ministerial, seus bens, dons e talentos. Fronteiras também significa “margem, limite”. É pedir que Ele remova os limites, e abra as portas da oportunidade. Deus expandirá sua fronteira pedindo que você dê cem passos a frente e aceite novas oportunidades, para que você faça uso das lições que aprendeu e dos talentos que Ele lhe concedeu. Quando você avança e pisa nas águas, elas se abrem!

3.   Oh Deus! Que seja comigo a tua mão! No antigo testamento a “Mão de Deus” representava seu poder, sua presença e sua provisão ao seu povo.

Quando pedimos ao nosso Pai Celestial que coloque a mão sobre nós, rogamos no nome de Jesus, para que sua presença e provisão venham a nós pelo poder do seu Espírito Santo. O Espírito de Deus pode proporcionar-lhe grande percepção sobre como você deve orar em tempos difíceis. Deus sabe exatamente em que ponto você se encontra na caminhada com Cristo. Ele é capaz de compreender. Pare um instante e pense nas áreas de sua vida que precisam do toque da mão de Deus. Ore a Ele, clame por Jesus Cristo, Ele virá e te tocará e mudará a sua vida!

4.        Oh Deus! Que me preserve do mal!  Em I Pe. 5:8 a Bíblia diz que o diabo nosso adversário anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Em Lucas 6: 43 diz que Jesus nos ensinou a oração do Pai-Nosso como modelo que contém o pedido: “e não nos deixes cair em tentação.”

Aqui fica uma pergunta: no que somos tentados a cada dia?

1.   Reclamar quando as coisas não acontecem do modo como queremos ou esperamos;
2.   Somos tentados a não dizermos a verdade quando somos confrontados;
3.   Somos tentados a guardar ressentimento sem perdoar, quando somos prejudicados;
4.   Somos tentados a sermos críticos com os outros, quando não concordamos;
5.   Somos tentados a ter inveja dos outros, quando fracassamos;
6.   Somos tentados a fazer fofoca quando estamos frustrados ou com dor de cotovelo;
7.   Somos tentados a ser ingratos com o que temos, sem agradecer, mas reclamar, etc.

Dois pontos importantes:
1 – Tome as rédeas de seus pensamentos e não serás manipulado pela emoção carnal;
2-   Escolha ser humilde e fiel a Deus, ao seu líder aos seus discípulos e na sua célula.

Não é fácil tomar as rédeas de seus pensamentos, humilhar-se buscando renovar sua mente. No entanto, quando peco, causo aflição a mim, aos outros, e a Deus, porque o pecado cria quatro situações:

1.     Interrompe meu relacionamento com Deus;
2.     Decepciona a fé de outras pessoas;
3.     Danifica a obra de Deus;
4.     Dá legalidade pro maligno agir na minha vida e assim roubar as bênçãos de Deus. Como alguém pode ir Vigílias, ciclos de oração, escolas dominicais, estar nos cultos terça,quarta,quinta e domingo, nas consagrações, nos montes e ainda continuar criança espiritual, não obedece a palavra e ainda quebrando princípios sem saber que a semente que vai germinar, é boa ou ruim.

Na vida de algumas pessoas, as lutas, barreira e aflições são impedimentos e justificativas para parar e murmurar, o MSN e o Orkut que o diga, pois tem sido maldição na vida de alguns, lugar de falar o que não se deve lugar contaminação, etc., agora na vida de outras pessoas, as lutas e barreiras são combustíveis pra crescer, avançar e vencer e na vida destes, a internet é ferramenta para crescer.

Conclusão: Se você ainda se sente preso sem conseguir correr, eis alguns pontos importantes que você deve saber e compreender: As formas de Deus responder as nossas orações jamais será igual para mim e para você! A resposta na vida de uma pessoa não pode ser igual à outra. Vai depender das minhas atitudes em relação à Palavra. Deus está transformando e abençoando cada um de nós individualmente.
 Posso encorajá-lo a começar a adotar um novo estilo de vida, a buscar as bênçãos de Deus como nunca, a ver as pessoas com possibilidades de serem discípulos e terem ministérios. Todos temos condições de crescer e frutificar, de andar no propósito de Deus. Todos podem ser discipuladores e discípulos, todos podem ser ministros e líderes. Você deve buscar o poder de Deus com intensidade, com fervor. Você foi feito para ir além do que viu e experimentou, Deus é infinito, continue integrado e buscando até que Ele lhe dê mais das bênçãos divinas e uma visão mais ampla de tudo o que é possível na sua vida. 
Que a paz de Jesus Cristo encha vossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário