sábado, 25 de dezembro de 2010

VOCÊ É RÉU DO CORPO E DO SANGUE DO SENHOR? 1CO 10: 16-17

VOCÊ É RÉU DO CORPO E DO SANGUE DO SENHOR? 1CO 10: 16-17
O texto diz que todos nós somos um pão! E todos nós somos um só corpo, pois todos nós participamos de um mesmo pão, o corpo de Cristo.
Que o Espirito santo os faça compreender o que representa o cálice e o pão dos quais nós fazemos uso para comemorar a morte do Senhor até que Ele venha.
A mensagem é complexa, mas, com o auxilio de vocês a mensagem será inteligível. Após ouvirem a mensagem, cada um presente aqui neste lugar será capaz de responder a seguintes questões: O que representa o cálice? O que representa o pão? O que é tomar o cálice indignamente?

1 – O QUE SOMOS EM CRISTO
I Coríntios 3: 16 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”. Todos vocês são? O templo de Deus. Quem habita em vocês? O Espírito de Deus.
Gálatas 3: 26 “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus”. Pela fé todos vocês são? filhos de Deus.
João  3: 1 “VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele”. O que podemos observar aqui e que João pede aos seus leitores que observem o amor do pai, pois todos são chamados filhos de Deus! “Amados, agora somos filhos de Deus...” (1Jo 3:2) isto é motivo de grande alegria. Todos são amados! Agora somos filhos! Não será amanhã! É agora, pois Deus é o Deus de já!
Efésios 5: 8 “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR”. O que somos?
1 Pedro 2: 4, 5 e 9: “E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo (...) Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.
Todos vocês pela fé em Cristo são filhos, luz, templo, casa, sacerdotes, pedras vivas, nação santa, povo adquirido, etc.
2 – O QUE ABENÇOAMOS
1 Coríntios 10:15 - 17, “Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo” ( 1Co 10:15)  o apóstolo Paulo havia escrito este texto  aos Corintos e que agora ele espera que analisem a questão como sábios. Que deveriam analisar (julgar) o que seria exposto.
“Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo?” ( 1Co 10:16) – O que é o cálice segundo o versículo?. Quem é que abençoa o ‘cálice de bênção’. Da mesma forma que somos, filhos, luz, casa, templo, etc., somos ‘nós’, ou seja, todos nós que abençoamos o cálice.
As pessoas são propensas a acreditar em promessas vazias, como que receberá uma casa, um emprego, visões de chaves de carros, etc., porém, quando a bíblia diz que somos nós que abençoamos o cálice poucos creem.
O que representa o cálice de bênção que abençoamos? O cálice que abençoamos representa a comunhão do corpo de Cristo!
Mateus 23:16 - 19.Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Quem jurar pelo santuário, isso é nada; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou! Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o santuário que santifica o ouro? E dizeis: Quem jurar pelo altar, isso é nada; quem, porém, jurar pela oferta que está sobre o altar fica obrigado pelo que jurou. Cegos! Pois qual é maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta?”.
 Os fariseus eram os mestres à época de Cristo, por isso são nomeados de condutores, porém, eram cegos. Todos que eram guiados por eles estavam perdidos!
Os fariseus apresentavam ao povo quanto ao que santifica o que. Para eles o ouro que revestia o templo era mais importante que o templo, porém é o templo que santifica o ouro, ou seja, cada um de vocês são templo, casa, habitação do Deus vivo, e que, portanto, são vocês que consagram as coisas exteriores. Se somos templo, somos superiores a ouro.
O cálice de bênção que abençoamos representa a comunhão do corpo de Cristo, ou seja,  “nós, que somos muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão”. ( 1Co 10:17). Logo todos somos um só pão! E todos somos um só corpo, pois todos participam de um mesmo pão, o corpo de Cristo .
O ser humano gosta de inverter o valor das coisas. Ex: Dá-se mais valor a bandeira do que as pessoas que a empunham; Dá-se mais valor ao estado, do que aos cidadãos; valoriza-se mais as instituições do que os seus associados, etc.
O cálice de vinho do qual todos serão participantes no cerimonial não é mais importante do que você. O cálice e o pão representa a comunhão do sangue e do corpo “Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?” 1Co 10:16, e nós somos o corpo de Cristo.
Você não veio de sua casa para ser abençoado ou purificado pelo cálice e pelo pão, antes cada um são membros do corpo de Cristo, e por tanto, são aqueles que abençoam o cálice e o pão.
Tudo que o Antigo Testamento representa era sombra das coisas futuras, a realidade está em Cristo. Tudo que era feito e ofertado sob a velha aliança era somente sombra, mas agora somos filhos, templo, sacerdotes, luz, casa, etc. A mesa do quais todos participam somente representa aquilo que todos são: um só corpo, um só espírito, um só batismo “há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação”; Ef 4:4;Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?” Rm 6:3; “porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes”. Gl 3:27.
3 – O NOSSO AJUNTAMENTO DEVE SER PARA MELHOR E NÃO PARA PIOR
1 Coríntios 11: 17.Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior”.
A igreja de corintos possuía uma diversidade cultural muito grande, pois havia ricos, pobres, servos, livres, judeus, gentios, homens e mulheres, etc. Enquanto cada um estava em suas casas às diferenças não apareciam, porém quando se reuniam as diferenças se evidenciavam, e muito se deixavam levar pelas aparências, pois se esqueciam de que cada um era um mesmo pão, membros de um mesmo corpo.
Não seriam elogiados quanto a reunião da ceia a reunião não era para melhor, mas para pior ( 1Co 11:17);
Havia divisões, o que não ocorre num corpo ou num pão “Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio”. 1Co 11:18;
Quando se reuniam não era para cear “Quando, pois, vos reunis no mesmo lugar, não é a ceia do Senhor que comeis”. 1Co 11:20;
Antes cada um fazia a sua própria, mas não a do Senhor “Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se embriague”. 1Co 11:21;
Repreensão pelo comportamento contrário ao evangelho “Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo. 1Co 11:22;
Relembrando o que já foi ensinado “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”.  1Co 11: 23 - 25;
Quando se bebe o cálice e come o pão, somente anuncia-se a morte do Senhor, ou seja, ninguém é abençoado por isso, antes todos são benção no Senhor porque são filhos, ou seja, herdeiros da promessa “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”.1Co 11:26;
Quem comer o pão e beber o cálice indignamente é culpado da carne e do sangue de cristo “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor”.1Co 11:27;
Cada um deveria se auto examinar e comer, ou seja, não se deve abrir mão de ser participante da mesa “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice”; 1Co 11:28;
Embora muitos entendam que ser culpado, indigno de participar da mesa do Senhor tem relação com os possíveis comportamentos reprovável que podem ocorrer no dia-a-dia, a bíblia demonstra que indigno é aquele que não discerne, não compreende o que é o corpo do Senhor. Se você não compreende que cada cristão é membro do mesmo corpo, você é indigno de ser participante da mesa que contém os elementos que representa todos ali reunidos “Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR”. (1Co 11:29).
CONCLUSÃO
 “Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR”. ( 1Co 11:29).
O significado de comer e beber indignamente, ou seja, a condição de condenação. Qualquer que não discerne (grego - diakrino), ou seja, não compreende que judeus, gentios, pobres, ricos, livres, escravos, homens e mulheres são membros de um mesmo corpo “Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. Gl 3:28, são participantes da carne e do sangue de Cristo é indigno, pois todos que compreendem esta verdade é porque creu em Cristo segundo as escrituras.
Somente os filhos da luz, aqueles que são luz no Senhor são dignos do reino de Deus e de participarem da mesa "Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis" ( 2Ts 1:5).
Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas.1 João 2:9
Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.1 João 2:10
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.1 João 1:7

Se para aquele que está em Cristo não há nenhuma condenação, isso significa que o indigno é aquele que participa da mesa sem ser membro do corpo “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Rm 8:1; “assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros”, Rm 12:5).
Todos somos um só corpo, uma só carne com Cristo "Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos" ( Ef 5:30). Ou seja, Deus é a verdade e os seus ouvintes são um com a Verdade "E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós" ( Jo 17:11).
Quando nos unimos a Cristo como igreja, nos tornamos membros do seu corpo “porque somos membros do seu corpo”. Ef 5:30. Ao tornar-se um só corpo com Cristo, a verdade que liberta você ‘conheceu’ a Deus e és livre! “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Jo 8:32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário