quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Entre a Carne e Espirito III


Vida no Espírito (Romanos 8:1-39)

Libertação do pecado e da morte (8:1-11)

    Não há condenação (8:1)

        Agora: na época presente de Cristo,  Para os que estão em Cristo: ele já recebeu a condenação, de modo que estão protegidos aqueles que nele estão.
    A lei do Espírito da vida nos libertou (8:2-4)

        Explica por que não há condenação, Em Cristo somos libertados da lei do pecado e da morte,  A lei do pecado e da morte não se refere à lei de Moisés (veja 7:7,13), Refere-se ao domínio do pecado e da morte sobre nós enquanto estávamos por nossa conta, fora de Cristo (7:23).

        A lei não podia libertar-nos, A inadequação da lei não é devida a alguma falha de sua parte, mas é por causa das condições em que ela tem de operar.

            Nosso pecado impossibilita a libertação pela lei, Deus nos libertou enviando seu Filho

            O pecado foi condenado e o julgamento foi executado em Cristo, Venceu o pecado em seu próprio reino

            A exigência da lei é cumprida em nós (i.e., a morte do pecador veja 1:32, 6:4, 8:4 NVI)

        Esta bênção é para aqueles que andam segundo o Espírito, e não a carne.

    Razão por negar a bênção àqueles que andam segundo a carne (8:5-8)

        Duas categorias

            Aqueles que têm suas mentes voltadas para a carne, e aqueles que têm mentes voltadas ao Espírito (NVI)

            Como sabemos onde nossa mente está? Pelo que nos preocupa, nos impulsiona, nos absorve, como gastamos nosso tempo e energias,  no que nos concentramos o objeto do nosso pensamento, afeição, propósito e foco

       Dois destinos

            Vida e morte

            Porque a mente carnal é inimizade contra Deus, insubordinada e desagradável
            Não pode ser mentalmente carnal e submeter-se a Deus: uma contradição lógica

    Porém, vocês estão (8:9-11)

        No espírito, se o Espírito de Deus habita em vocês,  Paulo pensa o melhor destes irmãos,  Se Cristo habita em nós,  O corpo vai morrer por causa do pecado,  O espírito está vivo por causa da justificação,  E nosso corpo (a única propriedade sobre a qual o pecado ainda tem algum poder) será ressuscitado, A libertação conseguida por Cristo será completada com a ressurreição dos mortos.

Obrigações e privilégios (8:12-17)

    Precisamos (8:12-13)

        Não viver segundo a carne, mas de acordo com o Espírito, Nada devemos à carne; ela não nos beneficiou em nada, A carne conduz à morte mas, se crucificarmos a carne através do Espírito, viveremos

    Somos filhos de Deus (8:14-17)

        Explica por que viveremos; é impossível que os filhos de Deus morram, Sabemos que somos filhos de Deus,  Porque o povo mundano não segue a instrução do Espírito, Porque o Espírito de Deus nos guia a ver Deus como Pai, e não Senhor; Aba significa Pai.

        O testemunho combinado do Espírito de Deus e nosso espírito.

            O testemunho do Espírito está na palavra de Deus; é triste que muitos ponham de lado esta palavra do Espírito para basear a segurança em alguma experiência ou sentimento, Nosso espírito testifica que temos cumprido o que o Espírito Santo ordena, Nossa posição de filhos implica que somos herdeiros.

    Em resumo, esta parte nos encoraja fortemente a viver segundo o Espírito.


Encorajamento a sofrer com Cristo (8:18-30)

    Grandeza da glória (8:18-25)

        Nenhuma comparação entre o sofrimento presente e a glória futura; a intensidade do sofrimento é meramente um sinal do maior
        peso da glória (veja 2 Coríntios 4:16-18)

        O sofrimento e a expectativa da criação (8:19-22)

            O que é a criação? A inteira criação sub-humana personificada de um modo poético (veja Salmo 65:12-13; 98:8; Isaías 14:8; 24:4; 55:12; Jeremias 4:28; 12:4, 10-11, etc.)

            A criação aguarda, com grande expectativa, a glorificação; a frase significa literalmente olhar com a cabeça avançada,  estendendo o pescoço para ver a chegada da glória

            A criação foi amaldiçoada pela queda do homem (Gênesis 3:17-18)

            Mas houve esperança oferecida mesmo no tempo da queda (Gênesis 3:15)

        Nós também (8:23-25)

            Gememos em nosso íntimo; observe os paralelos entre a criação (8:22), nós mesmos (8:23) e o Espírito (8:26)

            Aguardamos ansiosamente a ressurreição, a redenção de nosso corpo; haverá uma ressurreição corporal (veja também 1 Coríntios 15; Filipenses 3:21)

            Somos caracterizados por uma esperança viva (1 Pedro 1:1-13)


    Ajuda do Espírito (8:26-27)

        Frequentemente não sabemos como orar, O Espírito intercede e ajuda a comunicar nossos inexprimíveis sentimentos a Deus,  Encorajador a saber que o Espírito geme junto conosco e com a criação.

    Certeza de que o propósito de Deus será cumprido (8:28-30)

        Deus faz com que todas as coisas, inclusive os sofrimentos, cooperem para o bem daqueles que o amam.

        Porque ele predeterminou glorificá-los, Análise deste propósito de Deus, Deus determinou ter um povo, Ele antevia que haveria um povo que aceitaria seu chamado,  Ele predestinou que estas pessoas seriam conformadas à imagem de seu Filho

                • Ele não predeterminou arbitrariamente quem seria salvo

                • Ele predestinou o que ele faria a favor daqueles que recebessem seu chamado

            Ele chamou

                • Deus queria reunir seu povo para si

                • Ele queria um certo tipo de povo: o humilde e submisso (Salmo 34:18; 51:17; Isaías 57:15; 66:2; Sofonias 3:12; Mateus 5:3-9, etc.)

                • Ele proclamou uma mensagem para separar e chamar o tipo de povo que ele tinha determinado glorificar

                • Esta mensagem apela somente para uma certa classe de povo (João 8:47; 10:26- 27; Mateus 13:13-16; 1 Coríntios 1)

                • Às vezes nós não nos contentamos com os resultados que a mensagem de Deus traz e inventamos
                nossos próprios esquemas para atrair o próprio povo que a mensagem do Senhor repele; assim fazendo,
                causamos um desastre espiritual

            Ele justificou

                • O pecado é o maior obstáculo contra este propósito eterno de Deus

                • Antes do mundo começar, Deus planejou o envio de seu Filho para morrer e justificar seu povo (1 Pedro 1:20; Atos 2:23)

            Ele glorificou

                • Deus tinha em mente mais do que perdão para o seu povo

                • A glorificação começa com nossa transformação atual (Filipenses 1:6; 2 Coríntios 3:18)

        Significado deste texto    

            Explica por que todas as coisas cooperam para nosso bem

                • O povo previsto por Deus foi previamente mandado tornar-se amoldado à imagem de Cristo, para
                que o Filho pudesse ser glorificado por ter sua beleza refletida em sua família (Filipenses 3:21; 1 João 3:2)

                • Estes são os que ele chamou, justificou, glorificou. Deus determinou e predestinou a glorificação de
                seu povo; seu propósito não falhará; todas as coisas contribuem para seu plano.

            É triste que uma tão bela passagem tenha sido pervertida para ensinar que Deus escolheu alguns indivíduos
            para salvação sem considerar suas vidas, que ele irrevogavelmente determinou sua salvação e que uma vez
            salvos eles não podem jamais perder-se

                • De quem este trecho está falando? Daqueles que amam a Deus; estes são aqueles que foram conhecidos de antemão, predestinados, chamados, justificados, e glorificados

                • Ele está falando daqueles mesmos dos quais previamente falou: aqueles que andam pela fé, que estão em   Cristo, que se interessam pelas coisas do Espírito

Conclusão triunfante (8:31-39)

    Deus é por nós

        Que pensamento confortante! Não faz diferença quem seja contra nós; quem quer que ele seja, é ninguém.

    Deus não poupou seu Filho

        Certamente podemos confiar nele para as outras coisas que necessitamos

        Observe o forte paralelo com 5:1-11; este trecho retorna a estes temas e assim forma uma conclusão adequada para esta divisão do livro (capítulos 5- 8)

    Deus justifica

        Quem condena?  Eco de Isaías 50:8-9

    Cristo morreu por nós

        Desafia qualquer inimigo concebível,  Ninguém pode acusar ninguém pode condenar ninguém pode separar-nos do amor de Cristo,  Somos mais que vencedores.

Um comentário:

  1. Bom estudo, paraabéns por compartilhar de seu conhecimento, deixo aqui minha contribuição. http://cartagospel.com/estudos

    ResponderExcluir