sábado, 22 de outubro de 2011

Entre a Carne e o Espirito


INTRODUÇÃO: Irmãos; iniciaremos o nosso estudo que está baseado em Gl 5.19-23. Falaremos sobre cada obra da carne separadamente, bem como de cada fruto do Espírito. Durante as aulas os amados perceberão em que ponto precisa melhorar e no final o Senhor produzirá amadurecimento em vossas vidas.
    Antes de entrarmos no tema é necessário darmos uma “pincelada” no contexto proximal que abrange Gl 5.16-25.

    I - 5.16 Digo, porém, andai em Espírito...     Andar- Noção de constância, dia a dia.    ...em Espírito- Na direção do Espírito. Embora ele habite em nós a partir da nossa conversão, podemos resistir a sua vontade; o que não será proveitoso.
    ...e não satisfareis à concupiscência da carne- Aquele que vive na direção do Espírito não cumpre o que a carne deseja (concupiscência = desejo). A chave para não obedecer aos desejos da carne não está em leis ou regras de “posso ou não posso”, e sim em uma vida cheia do Espírito Santo, pois somente ele nos capacita a viver em santidade.
    Sofreremos tentações; mais aquele que anda em Espírito obterá vitória sobre todas elas.
    Nota: Carne na Bíblia pode ter vários significados dependendo do contexto. No caso aqui estudado, refere-se à velha natureza com seus desejos e paixões.
    Carne pode ser também corpo ou alimento, por exemplo; entretanto não é a interpretação para este texto. Notamos ainda que muitos pecados citados na lista de Gl 5.19-21 são espirituais.
    II – 5.17 Militam contra... - Literalmente: Deseja contra
    Nascemos de novo, no entanto não fomos glorificados ainda (embora tenham a certeza de que isto ocorrerá na vinda de Jesus). No arrebatamento seremos transformados em um corpo glorioso. O crente embora seja uma nova criatura, possui em si ainda a velha natureza; esta é crucificada com o novo nascimento e o Espírito que habita em nós, nos leva a obedecer a Deus. Entretanto se não andarmos dirigidos pelo Espírito de Deus, a velha natureza se levantará para pecarmos e desagradarmos ao Senhor.
    Queremos adorar a Deus e obedecê-lo, mais a natureza humana corrompida não deseja isto; se ela se levantar, faremos o que não queremos após aceitar a Cristo. O crente não deve desejar o pecado, e somente o Espírito Santo poderá vencer a carne.
    III – 5.18 O princípio da graça é que nos liberta do pecado e não um conjunto de regras.
    A Lei já mostrou a sua ineficiência contra o pecado.
    Exemplo:   Israel
  
    Não iremos viver de qualquer modo, mais sim na lei do Espírito gravada no coração! 
    IV – 5.19-23 Paulo passa a descrever alguns exemplos de obras da carne e fruto do Espírito.
    V – 5.24 A crucificação da carne é vista em uma vida de intimidade com Cristo. O apóstolo dá a entender que o crente não pode mais viver uma vida de pecado, pois o “velho homem” foi sepultado e com ele todos os desejos da carne. A velha natureza foi levada para a cruz e devemos sustentar esta decisão através de uma vida guiada pelo Espírito.
    VI – 5.25 Obrigações do cristão! Se, afirmamos que vivemos no Espírito e que Jesus é o nosso Senhor; se realmente nascemos de novo, devemos mostrar no nosso dia a dia. O Espírito é quem nos capacita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário