quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fé e medo diante do poder de Deus


Texto: Marcos 4.35-41

Introdução: Ninguém está isento de passar por tempestades nesta vida.  Isto é a consequência natural de um mundo caído.  As tempestades vem de diversas maneiras e com diversos níveis de intensidade.  Contudo, são nestes momentos de luta que Satanás aproveita para roubar aquilo de mais precioso que o crente possui, a sua fé.  São os momentos de tempestades onde o crente está mais vulnerável e se ele ou ela não estiver firmado na rocha ele ou ela pode cair.

 Por outro lado, a tempestade que todos passamos tem também um caráter pedagógico.  Deus usa as tribulações para refinar seus filhos.  Pois assim como Jesus sofreu, nós também devemos sofrer.  Porém, assim como Jesus manteve sua fé diante de seus sofrimentos, também é intenção de Deus que seus filhos também mantenham a deles. 

Nesta noite eu quero junto com vocês olhar para a fé perfeita de Jesus quando ele se depara com uma grande tempestade.  Quero junto com vocês ver o contraste entre o medo dos discípulos (e a consequente anulação da fé) e a fé e o poder de Jesus que é o exemplo que devemos seguir.  

 Elucidação bíblica: A passagem que acabamos de ler acontece no final de um outro dia ocupado na a vida de Jesus Cristo.  Jesus decide pregar no Mar da Galiléia e muitas pessoas de toda a região, mesmo fora de Israel vem até Israel para ver Jesus e tocar-lhe.

Este dia em especial, Jesus decide abençoar um homem fora dos limites de Israel. Ele decide fazer um passeio de barco para ir a um território do povo gentil .  Por causa deste homem, Jesus supera todas as dificuldades físicas e sua fadiga e pede a seus discípulos para levá-lo para o país do Gadarenos.

Então, Jesus e seus discípulos entram no barco e navegam na escuridão até Decapolis para se encontrarem com um homem possuído por um espírito maligno.

Durante a viagem de barco, um evento singular acontece que dá a Jesus a oportunidade de mostrar aos seus discípulos como a fé deles deveria se parecer e como o medo paralisou-lhes de ter fé.

A fim de cumprir este propósito, Jesus faz uso das suas duas naturezas, a humana e a divina.

O versículo 38 mostra a humanidade de Jesus em toda a sua perfeição.  E por causa de sua perfeição humana, ele poderia também ter uma fé perfeita. " Jesus estava na popa, dormindo sobre a almofada" Para dormir em um barco não é nenhum problema, especialmente se você tivesse tido um dia atarefado como Jesus teve. No entanto, o que faz deste ato de dormir tão incomum para os discípulos foi a de que o barco em que estavam estava naufragando devido a uma grande tempestade.

Tempestades eram comuns naquela região em particular, devido à localização geográfica do mar. Os discípulos e Jesus navegaram despreocupado com o que poderia acontecer a eles.  Jesus estava muito cansado e decidiu tirar uma soneca. Ele provavelmente queria repor as suas forças para lidar com o homem possuído pelo diabo no outro lado do mar. 

Mas o objetivo de Jesus em dormir não era só para recuperar forças.  Ele também queria ensinar uma lição para os discípulos. Ele queria construir fé nos discípulos demonstrando o que uma seria uma fé perfeita.  Na verdade, fé é o principal ensinamento de Jesus nesta passagem. Tanto é assim, que a sua pergunta no versículo 40 é, "Você não tem fé ainda?"

O que é realmente interessante notar nesta passagem é o contraste entre a reação dos discípulos e a reação de Jesus perante a tempestade que bateu no barco. 

A reação de Jesus foi uma expressão de fé igual a expressada pelo salmista que disse,  " Sl 4:8  Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.

 Ou em outro salmo que diz:  Sl 3:5  Eu me deito e durmo; acordo, pois o Senhor me sustenta.

 Jesus demonstra a sua entrega total e perfeita de fé em Deus por apenas dormir em meio a uma grande tempestade.

Por outro lado, a reação dos discípulos foi expressa através de medo e de um grito de reprovação direcionado a Jesus "Mestre, não te importa que morramos?" Algo como, "Por que você está dormindo quando estamos morrendo aqui?"

 Você pode ver a diferença?
Agora a pergunta que devemos fazer a nós mesmos é como eu reajo quando a minha fé é testada e quando eu passo por um momento de crise?
Com qual das duas reações eu me identifico diante do inesperado? Com a de Jesus ou dos discípulos?
Muitos de nós dizemos que temos fé, mas quando esta fé é testada não demonstramos tê-la.

 Ilustração: Isto faz-me lembrar da história do homem que caiu em um penhasco, mas conseguiu pegar em um galho de árvore no caminho para baixo. Então ele diz:
"Tem alguém aí?"
"Eu estou aqui. Eu sou o Senhor. Você acredita em mim?"
"Sim, Senhor, eu acredito. Eu realmente acredito, mas não posso esperar muito
tempo segurando este galho. "
"Tudo bem, se você realmente acredita em mim você não tem nada para se preocupar. Eu vou te salvar, apenas solte o galho. "
Um momento de pausa, então o rapaz diz: "Tem outra pessoa aí?"
Talvez,  imitar a fé de Jesus seja uma missão quase impossível. Seu modelo é demasiadamente elevado para que possamos alcançar.  No entanto, isto não pode ser um motivo para nem sequer tentar exercer nossa pouca fé. E um bom ponto para começarmos é ver que "Deus está por trás de tudo isto."
Mas Jesus não só demonstra como a fé perfeita deveria se parecer no homem, ele também mostra aos seus discípulos seu poder divino.
E mostrando o seu poder divino Jesus quer que seus discípulos tenham fé nele não medo porque o medo e fé são opostos entre si.
A partir deste ponto, Jesus enfatiza o seu lado divino. Ele repreende a tempestade. A grandeza de Deus é demonstrada por meio de Jesus Cristo de forma que após o seu comando, o "vento se aquietou, e fez-se grande bonança."

Três vezes a palavra grande (mega em grego) é usada nesta passagem. 
Primeiro no versículo 37: λαῖλαψ μεγάλη ἀνέμου (lailaps megale anemu) literalmente uma grande chuva de vento "uma grande tempestade"
Em segundo lugar no versículo 39: γαλήνη μεγάλη  (galena megale) "uma grande calma"
Terceiro no versículo 41: φόβον μέγαν  (fobon megan) literalmente uma grande fobia ou "um grande medo"
Esta ênfase na palavra "grande" só mostra-nos uma coisa:

Que o poder de Deus é maior do que tudo o que nós consideramos como "grande" ou “mega”
Poder de Deus é maior do que uma grande tempestade;
Poder de Deus é tão grande que de uma grande tempestade Ele proporcionou uma grande calma
Poder de Deus é tão grande que de uma grande calma, é criado o medo ao invés de uma grande fé.
Você consegue imaginar Deus intervindo no mundo de tal maneira que as pessoas estariam todos atemorizados com seu poder?
Temor e medo são reações naturais dos homens diante do poder de Deus. Fé não é! Fé é um exercício que devemos praticar ao longo da nossa jornada cristã.

É por isso que ele pergunta "Por que vocês estão com medo? Ainda não tem
fé? “
A reação dos discípulos diante da demonstração de poder de Jesus mostra que fé não é uma resposta humana natural ao poder de Deus. Mas medo é! 

 Foi o medo que levou os discípulos à falta de fé.  Se os discípulos tivessem crido realmente no que Jesus disse sobre ir até o outro lado do mar, eles não se desesperariam, eles teriam fé.
O medo tem o poder de paralisar o indivíduo enquanto que a fé faz com que a pessoa caminhe, mesmo quando ele ou ela não pode ver o caminho.
Jesus quer que a gente tenha fé e não medo. A verdadeira fé só é conseguida através da ajuda do Espírito Santo.
Tantas pessoas estão com medo em nossos dias por conta da crise econômica, quando deveriam estar exercendo a sua fé em Deus. 

  • Falta de emprego
  • Saúde
  • Existem até crentes com medo de morrer

 Quando você contempla a magnitude do poder de Deus, qual é a sua reação?
Você sente reverência e temor que leve a fé e crescimento espiritual ou medo e fobia que paraliza você? 

Não vamos permitir que aquilo que é suposto construir a nossa fé e nos faz superar nossas crises, que é o poder de Deus, nos faça sucumbir em nossos medos, causando-nos parar e não crescer na nossa fé.

Amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário