segunda-feira, 22 de março de 2010

Conflitos

Há várias teorias tentando explicar o que é conflito e suas origens. Há sempre a necessidade de pelo menos duas pessoas, mas pode haver mais de duas pessoas em conflito. Hoje, enxerga-se conflito como algo benéfico.
As 3 dimensões do conflito:
Percepção: quando você percebe que suas necessidades, desejos ou interesses tornam-se incompatíveis pela presença ou atitude de uma outra pessoa;
Sensação: quando você tem uma reação emocional frente a uma situação ou interação que aponta para um sentimento de medo, tristeza, amargura, raiva, etc.


Ação: quando você torna explícito para a outra parte, ou outras partes, as suas percepções, os seus sentimentos ou age no sentido de ter uma sua necessidade satisfeita, mas essa sua ação interfere na satisfação de necessidades de outras pessoas.

Os 3 caminhos do conflito :
Recusa do conflito - é o caminho que conduz a impossibilidade ou recusa de dialogo, gera inquietação, irritabilidade, ansiedade e até mesmo estados graves de neurose.
Caminho declarado - é o caminho da guerra, da luta que resulta com a intenção declarada das partes em eliminar o outro.
Caminho assumido - é o caminho da busca da solução do problema, cada uma das partes aceita, autenticamente, examinar a situação existente e pode levar esse esforço na colocação prática de uma solução. O conflito é transformado em um problema a ser resolvido.
  Os conflitos ainda podem ter algumas conotações:  
Negativas - leva à guerra, morte, destruição, violência e agressão.
Neutro - Gera tensão, competição, reconciliação e negociação.
Positivo - Gera oportunidade, crescimento, desenvolvimento e aventura.
Jo.15:18 - 25   Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.  Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.  Se eu não viera, nem lhes houvera falado pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.  Quem me odeia, odeia também a meu Pai. Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai. Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.
Nosso mundo anda contubardo, ha pessoas que se perguntam: porque não tenho paz?
Poderíamos definir conflito como algo Natural, Neutro ou Normal.
Natural: Cada um de nós somos diferentes uns dos outros.
Neutro: Não é bom nem mau, pode ajudar ou atrapalhar, simplesmente existe e acontece.
Normal: Por sermos imperfeitos e egoístas, ninguém deveria ficar surpreso quando esta passando por algum conflito.
A Bíblia nos ajuda nos momentos de conflito, pois podemos ouvir a voz do Senhor em meio as lutas e situações difíceis e ela nos dara  força, proteção e direção.
O conflito de alguma forma nos levará a ter um crescimento e uma maturidade mais equilibrada.
Se quisermos resolver conflitos temos que observar a palavra de Deus que diz: Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam;  bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda. Lc.6: 27-30.
Muitos dizem que é impossível praticar tais coisas mais nós não podemos ser simples ouvintes. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;  pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. Tg. 1: 22-25
Quantos de nós não nos esquecemos desta palavra: Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Tg. 1: 19-20.
Que nos conflito do nosso dia a dia possa nos lembrar que éramos inimigos de Deus e por natureza pecaminosa estávamos condenado a ir para o inferno, mais o Senhor pelo muito amor com que nos amou nos reconciliou com Deus. Mesmo que sejamos infiéis ele permanece fiel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário