domingo, 14 de março de 2010

SITUAÇÕES DIFÍCEIS, PROVAÇÕES, FRAQUEZAS E PROBLEMAS !!

2Co.12: 7-10

Como Espinho na carne podemos entender: dor, aflição, sofrimentos, humilhação, ou talvez uma enfermidade física, mas não sabemos ao certo o que poderia ser; é um situação indefinida e onde há muita especulação. Qual era o espinho da carne de Paulo? Alguns afirmam que era uma enfermidade, ou debilidade física, outros que talvez um problema de visão por escrever muito e a luz não ser suficiente para continuar o trabalho pela noite e já outros afirmam que era um problema com a ex-mulher, mas, o texto não deixa nada claro.

Talvez o problema pudesse ser de ordem espiritual ou material, (v.7), a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear. O que podemos entender que isto servia para que o apóstolo Paulo não se exaltasse ou para que não fosse uma pessoa orgulhosa por causa das revelações que recebera. Ele aprendeu que isso o tornava mais dependente de Deus.

Talvez muita coisa não se revele a nós para que possamos tirar alguma lição espiritual de tudo isto para nossa vida e para que haja uma identificação entre nós e as verdades contidas nesses textos, quem sabe se tudo isso também é para que eu possa refletir sobre o espinho que eu tenho e que vai tentar me derrotar.
Talvez meu espinho seja a minha baixa-estima, que me puxa para baixo e quer me dizer que não sou nada, que sou inferior, que não tenho nenhum valor.

Quem sabe se não tenho os mesmos problemas que o apostolo, uma enfermidade, um problema pessoal e talvez situações comuns do nosso dia a dia que insistem em continuar nos causando grandes aflições.
Lembre-se que ele orou por três vezes pedindo para que o espinho fosse removido (v.8) parece até uma contradição; mais devemos lembrar que o que é realizado em nós é a vontade de Deus e não a nossa, quantas vezes talvez você orou e não obteve nenhum resposta, chegamos a dizer: mais eu sou fiel, oro, jejuo, dou dizimo e o Senhor não ouve o meu clamor. Deus sempre tem razão e Ele sabe o motivo pelo qual ele não ouviu o seu clamor.

A minha graça te basta. A graça é o favor e o poder de Deus em nossas vidas. Essa graça descerá sobre o fiel que suportar suas fraquezas e dificuldades por amor a Cristo. Quanto maior a nossa fraqueza, provações e problemas ao servirmos a Jesus, tanto mais a graça de Deus será abundante para cumprir a sua vontade. Aquilo que é dado por Ele é suficiente para vivermos nossa vida, para por Ele suportarmos nossos sofrimentos Enquanto estivermos em comunhão com Cristo, Ele nos dará a força para vencer.

Paulo sente prazer (v.10) Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.
Qual tem sido a sua atitude diante das lutas e provações? Que possamos nos alegrar pelo fato de dependermos do Senhor e passarmos por várias provações.                                                                     

 Diga o fraco, eu sou forte! e o que tem nenhum vigor! Posso todas as coisas naquele que me fortalece. A minha fraqueza me qualifica para receber a graça de Deus em minha vida. E esta graça transformará o fracasso, o pecado, a derrota, a imperfeição, o medo, as provações, as fraquezas e problemas em crescimento espiritual e maturidade para a vida do crente. Rm. 8: 18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Rm. 8: 26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Rm. 8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. 1Co. 15: 10 Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. 1Ts. 5: 18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1Ts. 5: 24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário