quarta-feira, 3 de março de 2010

Poder da Lingua

Tiago 3. 1 - 12
Meus irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros.
Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo.
Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos.
Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer.
 É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama!
 A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas.
 O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes.
 Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar.
 Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus.
Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim.
Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga?
Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.
Amados creio que o texto de Tiago é bastante claro, temos que ter cuidado antes de nós tornarmos mestres, pois seremos julgados com mais rigor, No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.(Pv. 10: 19)

Se não cometemos erros no falar é porque somos pessoas maduras e temos o poder de controlar todo o corpo, mais percebo que ha uma preocupação do autor em mostrar que a língua é perigosa, e ele começa a fazer comparações e até pede para nós refletirmos sobre a questão deste domínio que talvez pensassem que temos, sobre este órgão tão pequeno.
Ele mostra claramente que os cavalos são dominados, os grandes navios também e isto que deve acontecer com a nossa língua, porque se não a controlarmos ela poderá causar um dano irreparável.
(O texto nos fala que podemos dominar muitas coisas, criaturas, animais sejam da terra do mar ou do ar domesticos ou selvagem), mais a língua ninguém foi capaz de domar. O texto é explicito ninguém a pode dominar, com ela louvamos a Deus pai e com ela amaldiçoamos o homem que é feita a imagem de Deus.
Faço minha as palavras dele "isso não deve ser assim" da mesma fonte não pode jorra dois tipos de água ou ela é doce ou ela é amarga, e uma arvore não pode produzir o fruto de outra arvore neste ponto lembrei-me do texto de Jo. 15 : 5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Nós pertencemos a arvore chamada Jesus que é a Videira verdadeira e eu não posso produzir fruto da outra arvore que é a arvore do pai da mentira, o próprio Senhor Jesus Disse: Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno. (Mt. 5:37)
O proprio Tiago diz que devemos ser tardio para falar, Tg. 1: 19 Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. (Cl. 4: 6)
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. (Ef. 4: 29)
Devemos ter cuidado com o uso da lingua. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. (Cl. 3:16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário