quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Homem Original

Discipulado 5ª Lição: O Homem Original

Texto Básico: Gn 2.4-17

Versículo Para Decorar: 1 Coríntios 15.47- 48 O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais.

“Homem Original”

É uma expressão que não se encontra na bíblia, Identifica o homem no estado em que foi criado, o homem antes de pecar, o homem era inocente, criado segundo os propósitos de Deus.
Evolução ou Criação?
Às vezes se fala da teoria da evolução como se pudesse ser uma substituta da doutrina da criação. Mas, evidentemente é um erro. Gn 2.7 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
Como foi criado o homem
O Homem foi formado de duas partes, uma material – o CORPO e outra espiritual – ALMA VIVENTE

O corpo foi formado do pó da terra, existe no nosso corpo elementos da terra, tais como: fósforo, ferro, oxigênio, carvão, Sódio, Potássio, iodo, cálcio e muitos outros, A parte espiritual veio de Deus
A condição do Homem Original
Foi criado reto, perfeito. Eclesiastes 7.29 Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.

Sem Pecado. Romanos 5.12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

Inocente. Gênesis 2.25 Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.

Com Grande capacidade: Física e Intelectual
Gênesis 2.15 Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
Gênesis 2.20 Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos;
Gênesis 5.5 Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu.
A Comunhão era perfeita com Deus: Deus Falava diretamente com o homem, lhe dava ordens expressas, o visitava e a morte era desconhecida.
Gênesis 1.28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
Gênesis 2.16 - 17 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 3.8 Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
Esta era a situação do homem quando Deus o criou. Um estado invejável. Mas era necessário provar a sua fidelidade a Deus. Por isso, no Jardim do Éden, Deus colocou uma árvore a arvore da ciência do bem e do mal, e disse para o homem e sua mulher não comerem do seu fruto. Gênesis 2.17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Era o teste de sua fidelidade, mais ai já é o assunto da próxima aula.
Medite:
Adão era criatura, você é Filho, somos criados por Deus e não Descendente dos macacos, você é ser espiritual. Submeta-se ao Espírito Santo de Deus. Pense na sua posição em Cristo, que é muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário