sexta-feira, 23 de julho de 2010

Teontologia ou doutrina de Deus.

"Conceituação" de Deus a partir da revelação

Deus é infinito, não podemos conhecer Deus, a menos que ele se revele para nós, ou seja, a menos que ele se manifeste aos humanos de tal forma que estes possam conhecê-lo e ter comunhão com ele.

Salmo 19: 1-4 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. 2 Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 3 Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; 4 no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol,


Romanos 1: 19-20 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;

Fundamentação Bíblica para defender a doutrina da trindade e refutar os ensinos distorcidos:

Deus é único em essência, mas triplo em personalidade. Deus é a essência (essência é aquilo que você é) e possui três personalidade.( Ele é um Ser em três pessoas)

Mateus 28: 18-19 Jesus, aproximando, falou-lhes dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

II Coríntio 13:13 A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós

Noções de ateísmo e suas divisões

Ateísmo: É a negação teórica ou prática da existência de uma divindade.

Ateísmo Filosófico: afirmam que não se pode provar racional-mente que Deus existe.

Panteísmo: Do grego “pan” (tudo) e “theos” (deus). Ensina que tudo é deus e deus é tudo. Não acreditam num deus pessoal, mas numa força cósmica que penetra e une todas as coisas.

Politeísmo: Do grego “poli” (muitos) e “theos” (deus). Crê na existência de muitos deuses. Rejeita o conceito de um único deus pessoal, perfeito e criador do universo.

Deísmo: Acredita num deus pessoal, perfeito e criador do universo, mas nega que ele se envolva na vida diária das pessoas e na história do mundo.

Ateísmo prático: Muitos professam crer num deus, mas vivem como se ele não existisse ou fizesse diferença.

A Bíblia e o ateísmo: 
 
Sl 14.1 Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.

Romanos 1.18 - 23 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detém a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.

Noções sobre a doutrina da providência e dos decretos.

Decretos de Deus: É o seu eterno propósito, segundo o conselho de sua vontade.

Isaías 45: 6-7 6 Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. 7 Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

Romanos 11:33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

Providência: É a continua relação entre Deus com a sua criação, preservando, cooperando e governando.

Preservando: Hebreus 1:3 ...sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder...

Cooperando: Efésios 1:11 ... daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,

Governando: Filipenses 2:10,11 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário