quinta-feira, 15 de julho de 2010

O SENHOR É FIEL

Romanos 8:28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.


I – A FIDELIDADE DE DEUS SE REVELA AQUELES QUE O AMAM –Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam v. 28a.
O texto que lemos mostra o quanto o apostolo Paulo se alegra com a fidelidade de Deus para com a sua vida.
Mesmo preso num calabouço romano, aguardando o seu martírio, Paulo não deixa de se alegrar em Deus, com toda convicção que Deus é fiel, ele proclamou: “...porque sei em quem tenho crido ...” – 2 Tm. 1.12.


O mundo está cheio de gente que se alegra quando se sente bem quando está tudo calmo ao seu redor, mas fica mal quando chegam os problemas e as lutas do dia a dia.
Mas Paulo está nos ensinando a transformar, a nossa noite escura em manhãs radiosas, a nossa dor em cenário de consolo e a própria enfermidade que surra o nosso corpo num instrumento de quebrantamento e proximidade de Deus.
Porque o nosso Deus é fidelíssimo em nos abençoar e mudar a dor mais angustiante de nossas vidas.
José do Egito sofreu injustiças profundas em sua vida, mais ele não se desesperou, em todo tempo tinha ele a plena certeza de que Deus estava no controle da situação. (Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento Gn 45 . 5,7)
Sabe por que meus queridos irmãos ele tinha esta certeza? Porque o nosso DEUS e um DEUS fiel para aqueles que o amam.
A fidelidade de DEUS foi tão grande majestosa na vida de José, que o tirou de uma masmorra e o colocou no trono do Egito para ser governador de todo aquele vasto império. (Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito. Gn 45 . 8)
Por isso creia que DEUS é fidelíssimo para você, nada impediria que o senhor realize o seu plano em nós, o bem triunfará sobre o mal, o pecado não vencerá, o mundo não vencerá, o diabo não vencerá, não importa que quão sofrida será a sua luta, o resultado final já está decidido. (O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Ap. 3.5)
(Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Rm. 8.37)
Já estamos destinados para a glória, vamos reinar com Cristo para todo sempre. (Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia, nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre. Ap. 22.5)
Meus queridos nada nem ninguém na terra ou no inferno poderá nos roubar essa vitória de cada um de nós porque a boa obra que ele começou realizar em nós certamente vai completá-la. Até o dia de Cristo Jesus porque ele é fiel para quem o ama, (Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Fp. 1.6) ALELUIA!!!


II- A FIDELIDADE DE DEUS É DE TRABALHAR TODAS AS COISAS PARA O NOSSO BEM - Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam v.28a.
O apostolo Paulo diz que a nossa vida não é guiada por um destino cego e implacável, nossa vida não é dirigida pelos astros ou por uma força mística.
Mais a nossa vida está nas mãos do todo poderoso Deus.
O mesmo Deus que está assentado na sala de comando do universo e controla os céus e a terra é aquele que dirige o nosso destino.
Amados nem um fio de cabelo da nossa cabeça pode cair sem que ele saiba e permita. (Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá. Lc. 21:18)
Quero que você ouça, DEUS CONHECE CADA UMA DAS SESSENTA TRILHÕES DE CÉLULAS DO NOSSO CORPO. (Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Sl. 139. 14 – 16)
O Senhor sabe como estamos como nos sentimos e que apesar de tudo que estamos passando não estamos sós. O SALMO 139.5 Diz: (Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.) Isaias 64:4 Também fala: (Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.) O nosso Deus trabalha nos momentos mais sombrios das nossas vidas.
Foi assim na vida de Jó. Jó se viu açoitado pelo vendaval do sofrimento, ele perdeu seus bens, seus filhos e sua saúde.
Mais foi no fundo do vale que ele conheceu a Deus na intimidade e afirmou: (sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Jó 42:2).
Podemos até não entender muitas coisas do que acontece conosco, mais podemos ter convicção de que Deus esta no controle, como Jó, às vezes não temos resposta para nossas perguntas ou explicação sobre a causa do nosso sofrimento, mas amados nos basta saber quem esta no controle de nossas vidas.
Podemos ter certeza de uma coisa, ainda que venhamos a sofre e chorar, ainda que venhamos a descer aos vales escuros da vida.
Sabemos que o pai esta preparando para nós, coisas maravilhosas que vão contribuir para o nosso bem eterno.


III- A FIDELIDADE DE DEUS E PARA AQUELES QUE SÃO CHAMADOS SEGUNDO O SEU PROPÓSITO. dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. v. 28b
O apostolo Paulo esta dizendo que nós somos escolhidos de Deus e que ele nos chamou para a vida eterna.
No livro de João 15:16 nos afirma: (Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.) não fomos nos que o escolhemos foi ele quem nos escolheu primeiro.
Em efésios 1:4 nos diz: (Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.) ele nos escolheu nele antes da criação do mundo.
Não existe o acaso para nós. Nossa vida, nosso futuro e tudo o que nos diz respeito estão sob total controle do Senhor, o seu propósito em nossa vida não pode ser frustrado porque ele é fiel para cumpri o que prometeu, o maior propósito de Deus é de nos transforma a imagem de seu filho. (Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Rm. 8.29)
O que ele espera de nós é que os problemas da vida, os vales de dor, as angustiam que nos apertam o peito, a escassez que nós oprimem nada disso possa nos rouba de nós esse propósito de nos transforma a imagem de Jesus cristo o nosso salvador.
Sabe amados, Deus move céus e terra para nos ajudar, quando ele que mostra a sua fidelidade para com a nossa vida, ele usa até mesmo os seres mais insiguinificante para mostrar-nos a sua providência divina para nós. Lembram dos corvos que alimentava Elias, (Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho. 1Rs. 17.6) o Senhor não deixou o seu profeta morrer de fome.
Ele controla cada detalhe de sua vida, talvez você esteja triste por causa do desemprego, do prejuízo financeiro, da enfermidade ou até mesmo do abandono dos irmãos e amigos, mais saiba que Deus esta no controle de tudo, e todas as coisas cooperam para o bem e nada pode nos separa do amor de Jesus. ( Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Rm. 8.35),( O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade. Sl. 84.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário